Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

União de rivais: Carnaval Amazônico promove encontro de torcidas no Carnaboi 2024 com harmonia

De um lado o boi preto e azul, com uma estrela gigante na testa, balançando ao som da Marujada de Guerra. Do outro o boi branco e vermelho que carrega um enorme coração e dança com a Batucada. Caprichoso e Garantido, respectivamente, fazem parte do imaginário e da cultura popular no Amazonas, ganhando força no mês de junho, quando acontece o Festival Folclórico de Parintins, a famosa ilha da magia. 

A rivalidade entre as galeras torcedoras é tão famosa quando a própria ilha, mas em diversos cenários essa rivalidade se transforma em harmonia e a paixão por brincar de boi-bumbá é o que prevalece. É o que acontece no Carnaboi, realizado em Manaus, quando as toadas se unem à folia do Carnaval. 

Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Como parte do projeto Carnaval Amazônico, o Carnaboi 2024 tem provado que o amor pela cultura amazonense sempre prevalece. Torcedora do boi Garantido, Susi Arraes comenta sobre como a rivalidade dos bois não interfere quando o assunto é paixão pela cultura no Carnaboi: "Acho que é uma forma do amor prevalecer em qualquer grupo e não ter mais rivalidade entre a galera azul e vermelha".

A verdade é tanta que ela estava acompanhada da amiga Gleiciane Mesquita, torcedora do Caprichoso. 

"Acho super importante [festas como o Carnaboi] para mantermos um bom vínculo. O que importa é a união para que todos possam curtir em paz e feliz, sem que haja rivalidades", 

afirmou.
Susi Arraes e Gleiciane Mesquista mostram que a rivalidade fica somente pro festival. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Cláudio Santana era uma das pessoas que estavam curtindo o evento sem ainda nem ter "sido escolhido" por um dos bumbás. "Minha família decidiu vir no Carnaboi todos juntos e eu acabei vindo. Ainda não tenho um boi favorito, mas estou gostando muito", confessou.
Fotos: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Carnaval Amazônico 

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/