Projetos buscam estimular a geração de emprego e o empreendedorismo

Um projeto de lei tramita para favorecer jovens de todo o Estado e um outro projeto cria a Medalha José de Azevedo que premia os melhores empreendedores do ano. 

A deputada Mayara Pinheiro apresentou um Projeto de Lei para favorecer jovens de todo o estado, com a possibilidade de empregos temporários durante a realização de projetos culturais e esportivos. Segundo o Projeto de Lei nº 486/2020 todos os projetos e eventos esportivos e culturais realizados por meio de benefício fiscal deverão reservar, sempre que possível, um mínimo de 10% das vagas de mão de obra para serem ocupadas por jovens aprendizes e jovens que cumprem, ou tenham cumprido, medida socioeducativa, ou jovens inscritos em projetos esportivos ou culturais da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) ou da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Sec).

A deputada explica que os jovens deverão cumprir alguns requisitos, como frequentar regularmente a escola, serem de família cadastrada no Programa Bolsa Família ou estarem em situação de vulnerabilidade social. “Queremos criar oportunidades de aprendizagem para esses jovens, que eles sejam capacitados para o trabalho, e assim consigam entrar no mercado de trabalho”, explicou a deputada.

Foto: Divulgação

Empreendedorismo

Também tramita o Projeto de Resolução Legislativa nº 34/2020, de autoria do deputado FaustoJúnior, que cria, no âmbito do Poder Legislativo, a Medalha José de Azevedo.

Se aprovada, a honraria será oferecida pelo Poder Legislativo aos melhores empreendedores do ano, que se destacarem em razão da relevância de seus serviços, negócios, projetos e ideias prestados em favor da sociedade amazonense.

“A homenagem se dá com o escopo de reconhecer e valorizar o empreendedorismo no Estado do Amazonas, incentivando a todos que enveredam por este árduo caminho”, disse o parlamentar, ressaltando que o brasileiro tem uma vocação empreendedora, e que, neste momento, está muito mais aflorada, visto o momento de crise que o país passa em razão da pandemia causada pela novo coronavírus. “Em 2020, o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio”, disse, citando dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Fausto Júnior explica ainda que o empreendedorismo nada mais é do que a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade, podendo ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade