Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

‘Ópera em Rede’: máquinas de coleta seletiva trocam plástico por benefícios em Manaus

Quem acompanha o Ópera em Rede já sabe: arte, solidariedade e consciência ambiental mudam o mundo. Por isso, a iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) abrange tantas ações culturais e socioambientais. Uma dessas frentes de trabalho é a instalação de máquinas de compensação de materiais recicláveis em vários bairros de Manaus. Além de ajudar o meio ambiente, o usuário do equipamento ainda acumula pontos e pode trocar por benefícios.

Máquinas de coleta seletiva trocam plástico por benefícios em Manaus. Foto: Reprodução/Fundação Rede Amazônica.

O incentivo à coleta seletiva ganha um moderno aliado: a tecnologia. A 'Retorna Machine' foi criada para reconhecer itens como garrafas PET, lata, aço, embalagens longa vida e vidro, entre outros. O usuário cria um login e cada tipo de material tem uma pontuação diferente, que acumula em forma de crédito. Esses pontos podem ser usados para compra de livros e outros produtos, desconto na conta de energia ou virar doação para instituições de caridade.

"Às vezes, as pessoas consomem itens, mas não se preocupam com o descarte. Então, a gente vem com as máquinas, onde as pessoas podem descartar os resíduos e garantir bônus para ganhar produtos como uma moeda de troca"

explicou Marcya Lira sobre a estratégia para incentivar o engajamento da população.

O controle dos pontos acontece através do aplicativo Ambipar Triciclo. 

Como funciona o uso da máquina:

Três máquinas já estão em operação no Ópera em Rede. Uma está no complexo do Grupo Rede Amazônica (GRAM), no bairro Aleixo. As outras duas estão no Supermercado DB da Avenida Umberto Calderaro Filho, e no Empório DB da Avenida Mário Ypiranga Monteiro, ambos no Adrianópolis.

A previsão é que mais máquinas seletivas sejam instaladas em junho, em pontos de grande fluxo de pessoas na cidade.

"Sabemos da importância das ações socioambientais pelo processo de entendimento de que, cada um de nós, tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente. Boas práticas, como o descarte correto do lixo, são um exemplo disso. Ao final, todos ganham"

ressalta Marcya Lira.

Há 36 anos, a FRAM adota viés socioambiental em todos os projetos e programas desenvolvidos. Nas atividades do Ópera em Rede, os carros são neutralizados, ou seja, todo carbono emitido durante as ações será calculado para a compensação do carbono. O cálculo é feito pelo órgão competente, que garante a certificação do CO2 Neutro. 

Máquinas de coleta seletiva trocam plástico por benefícios em Manaus. Foto: Reprodução/Fundação Rede Amazônica.

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuam após a temporada comemorativa de espetáculos.

O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/