Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Inovathon: competição desafia empreendedores de Manaus

Com o objetivo de divulgar a cultura empreendedora, além de estimular a inovação e proporcionar uma experiência única de criação de startups, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) desenvolveu o Inovathon Manaus

Duas edições do evento já foram realizadas, em junho e outubro deste ano, no Casarão da Inovação Cassina, localizada no Centro histórico da capital, reunindo profissionais de diversas áreas.

Evento é realizado no Casarão Cassina. Foto: Phil Limma/Semcom Manaus

Segundo o diretor do departamento de planejamento e apoio ao empreendedor da Semtepi, Leonardo Silva, o Inovathon surge como um meio de ensinar o empreendedor a navegar por todas as etapas de produção. 

"O projeto desenvolve a capacidade da pessoa de transformar a ideia em um negócio. Por esse motivo, colocamos o nome de Inovathon, uma maratona de desenvolvimento. Através de mentorias, o participante pode tirar a ideia do papel e transformar em um produto para aplicar no mercado",

explica.
Nas primeiras edições, a maratona foi executada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do edital 'Mais Inovação'. 

O evento tem uma duração de três dias, quando os participantes passam por uma verdadeira imersão dentro das atividades dinâmicas e aumentar seu networking. Assim como acontece em grandes eventos internacionais, como a Campus Party Amazônia, uma ação de incentivo ao empreendedorismo e inovação, sediada em Manaus em outubro deste ano, inciativa realizada pela Gouvêa Experience, Instituto Campus Party (ICP) e Fundação Rede Amazônica (FRAM).
Empreendedores participam do Inovathon. Foto: Jair Costa/Semcom Manaus

Saiba como funciona a dinâmica do Inovathon: 

Dia 1: Os participantes são instruídos a pensar em uma ideia de negócio, formar equipes e apresentar suas ideias por meio de um pitch (apresentação breve e dinâmica). Ao longo do dia, os monitores aplicam metodologias que estimulam a criação de ideias inovadoras.

Dia 2: Neste dia, os participantes recebem instruções sobre as habilidades necessárias no processo de criação de uma startup e tem a oportunidade de aplicar essas técnicas na prática, trabalhando em conjunto com suas equipes. Mentores e especialistas em diversas áreas da comunidade empreendedora ficam disponíveis para auxiliar as equipes. Todos os recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos são fornecidos, criando um ambiente propício para o desenvolvimento das ideias.

Dia 3: As equipes apresentam os seus projetos novamente, desta vez com um nível mais avançado de desenvolvimento. Cada equipe tem 5 minutos para apresentar seu produto ou serviço, incluindo estudos de mercado e planos de vendas. Uma banca de jurados avalia os projetos e escolhe os melhores. 

Participantes recebem mentoria no Inovathon. Foto: Fabiane Monteiro/Semtepi

Quem pode participar?

Os interessados em participar do Inovathon devem ter 18 anos até a data de início do evento e estar no ensino médio, morar em Manaus e possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF). Estrangeiros devem estar regularizados perante aos órgãos responsáveis e também possuir CPF. 

Segundo Silva, todos os cursos e projetos da Semtepi são anunciados nas redes sociais da instituição ou no site oficial. "Nós anunciados todas as atividades nas mídias sociais ou no site. Basta o interessado prestar atenção nas datas e correr com a inscrição e aproveitar os serviços da secretaria", contou.

Sobre a Semtepi 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) implementa políticas públicas que ofertam qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da área urbana e rural de Manaus, visando emprego e renda. A partir desse princípio, a Secretaria busca realizar ações voltadas para o segmento do Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa e Apoio ao Artesanato. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/