Manaus 30º • Nublado
Terça, 06 Dezembro 2022

Capital da primeira infância: Boa Vista se torna inspiração durante encontro da rede Urban95 no Brasil

O 1º Encontro da rede Urban95 no Brasil que aconteceu esta semana em Boa Vista, apresentou a cidade como modelo de gestão que investe e prioriza a primeira infância, fase que vai da gestação aos seis anos de idade. O evento promovido pela Fundação Bernard Van Ler reuniu prefeitos, vices, secretários e técnicos das 24 cidades brasileiras que compõem a rede, e representantes de instituições nacionais e internacionais parceiras.

"Boa Vista é a nossa cidade pioneira na iniciativa Urban95. Era importante que desse certo, e a gestão respondeu não só a altura, mas, além das expectativas. Existe aqui uma política integrada de primeira infância, programas e serviços, com espaços públicos, com mobilidade pensada para o cuidador, para criança e bebês. Tudo isso faz de Boa Vista, uma experiência exitosa que merece ser compartilhada com outras cidades", disse Claudia Vidigal, da Fundação Bernard Van Leer.

A cidade de Boa Vista foi local do 1º encontro das cidades brasileiras que integram a rede Urban95 no Brasil. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Foram dois dias de imersão e troca de experiências, entre os gestores públicos municipais. Durante as visitas técnicas, os participantes conheceram os programas e serviços que deram à Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância. Foram à sede do Família que Acolhe, em unidades de saúde, praças, creches e Cras, dos bairros Nova Cidade e Cidade Satélite, que fazem parte do projeto "Caminhos da Primeira Infância".

"Para nós, é inspirador estar em uma capital aqui do nosso país que tem um trabalho tão bem aplicado, tão bem formatado para a primeira infância. É uma expectativa muito positiva e temos certeza que tudo aquilo que vimos por aqui, é replicável em outros municípios. Estamos aqui para poder copiar o que é bom", declarou o prefeito de Jundiaí, Luiz Machado.

As iniciativas de Boa Vista voltadas à primeira infância, viraram inspiração para os visitantes. Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

O prefeito de Alcinópolis (MS), Dalmy Crisóstomo da Silva, também declarou a intenção de replicar as iniciativas de Boa Vista para sua cidade. "As crianças merecem esse olhar diferenciado, pois sabemos que investir nelas é garantir um futuro promissor e revolucionário, tornando-as preparadas para os desafios do mundo", falou.

Durante a abertura do evento, a diretora técnica da Polis Pesquisa, Bertha Maakaroun, apresentou os resultados prévios da pesquisa "Impactos da Política Pública de Primeira Infância em Boa Vista", alcançados em Boa Vista através do Família que Acolhe (FQA). Os dados são desde 2013, quando foi implantado, até 2021, quando as ações do Urban95 na capital já haviam sido implementadas.

Pesquisa aponta que descentralização do FQA foi aprovada pela população, facilitando o acesso ao programa. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

A pesquisa apontou que a descentralização do FQA para os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), feita na gestão do prefeito Arthur Henrique, possibilitou um alcance maior dos serviços ofertados. Foram entrevistadas 2.800 beneficiárias atendidas nos Cras. Cerca de 98% avaliaram o programa como: 'Ótimo e Bom'.

No segundo dia do encontro, os participantes conheceram as experiências de cada cidade, discutiram sobre temas diversos, participaram de dinâmicas que levaram os gestores a encarar desafios e soluções. O momento de comprometimentos foi quando cada um assumiu o compromisso de executar em suas cidades, as ideias que tiveram durante o encontro ou que acharam interessante em Boa Vista, que pode ser replicado.

O coordenador do Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari, da Prefeitura de Campinas (São Paulo), vivenciou em Boa Vista um turbilhão de emoções. "Ao mesmo tempo que você fica fascinado e encantado com o que ver, ficamos angustiados porque queremos colocar todas essas práticas na nossa cidade. Foi um aprendizado de muita reflexão e que nos estimulou bastante a atuar mais na primeira infância", disse.

A troca de experiências permitiu que os participantes voltassem para suas cidades, com novas ideias de projetos que conheceram em Boa Vista. Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

Para a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Crato (CE), Ticiana França, foi gratificante vir de outro estado conhecer a experiência de Boa Vista. "Saímos daqui renovados e sabendo que através de uma boa governança se consegue ofertar uma primeira infância de qualidade. Lá, a cidade tem muitas escadarias que levam às escolas, creches. Nosso primeiro projeto de intervenção é fazer dessas escadarias um local lúdico, prazeroso para as famílias circularem de forma segura", disse.

O que é o Urban95?

Iniciativa internacional, que inclui a perspectiva de crianças, bebês e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Leva líderes, gestores, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a visão de quem tem 95 cm - altura média de uma criança de 3 anos.

PMBV e Fundação: a parceria que deu certo

Desde 2018, a Fundação Bernard Van Leer e Prefeitura se mantém unidas para ampliar a oferta de serviços e trazer mais qualidade de vida às crianças e suas famílias. A instituição holandesa trouxe a iniciativa Urban95, focando em projetos urbanísticos, ações e serviços voltados para a primeira infância. Implementou novas estratégias ao Família que Acolhe, como por exemplo, a descentralização dos serviços para os Centros de Referência e Assistência Social (Cras).

Graças à parceria, que hoje Boa Vista tem o projeto "Caminhos da Primeira Infância" nos bairros Nova Cidade, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha e Paraviana. As praças estão ainda mais atrativas com Selvinhas Amazônicas, fontes interativas e playgrounds modernos. Os servidores preparados para fazer da escola um espaço de ensino e diversão e as unidades de saúde um local de aconchego para as crianças.  


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 06 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/