Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Bloco das Piriguetes: a festa carnavalesca que antecede o Carnaval

WhatsApp-Image-2023-01-10-at-08.34.56-q0gg86fq8xpbqys8ivmz6sqnbnn6lgsfz53b3j9jnk
E quem disse que o período carnavalesco acontece apenas no mês de fevereiro? No dia 13 de janeiro de 2024, o intrépido Bloco das Piriguetes deu o tom para o Carnaval. O evento, que busca levar diversão sem padrões, lotou o Podium da Arena da Amazônia em Manaus. 

O Bloco antecede o período carnavalesco do calendário oficial, mas, de acordo com o criador Érico Guimarães, a ideia é unir a irreverência carnavalesca à diversão desde o início do ano. 

"'O Bloco das Piriguetes' surgiu em 2011, mas a primeira edição aconteceu apenas no ano seguinte, na Companhia do Forró, e teve um recorde de público", comenta Guimarães.
Foto: Divulgação

"A ideia do evento sempre foi a desconstrução. O tema [de 2024] é 'Revire as suas gavetas e solte a piriguete que está dentro de você'", comenta o criador.

Segundo Guimarães, o evento estimula a criatividade e o poder de se divertir sem rótulos. "Tem até premiação em dinheiro para o melhor homem vestido de mulher. Existe também um prêmio para as melhores fantasias", avisa.

O criador relembra que nas primeiras edições, o bloco era gratuito até certo horário, depois passava a ser cobrado um valor simbólico. "Os foliões tinham a oportunidade de curtir a programação. É importante ter o apoio público, pois o Carnaval é uma festa para todos", comenta. E a participação, afirma, sempre foi massiva.

"A nossa principal atração é a alegria",

garante.
Foto: Divulgação

E quem pensa que o Carnaval acabou, pode se preparar já para 2025. "A ideia é mover a festa para a segunda semana de fevereiro, conforme o calendário do Carnaval nacional. Fora que vamos atrás de empresas parceiras que nos ajudem a concretizar a produção do evento em 2025 e, claro, contamos com a participação dos foliões manauaras", adianta Guimarães.  

Carnaval Amazônico

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/