Emater discute fortalecimento da produção de pimenta do reino no Pará

Um dos objetivos é desenvolver os serviços utilizando a metodologia participativa, no contexto da Política Nacional de Ater (Pnater).
Foto: Emater/Ascom

 Representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) se reuniram, em Castanhal, com a diretoria da Tropoc – empresa especializada em rastreabilidade, seleção, treinamento e monitoramento da pimenta do reino, para discutir e alinhar objetivos no sentido de alavancar a produção no Pará. As duas instituições possuem um Termo de Cooperação Técnica (TCT) que visa fortalecer a cadeia produtiva da pimenta do reino no Pará, especialmente os que atuam com a agricultura familiar.

Pela Emater, um dos objetivos é desenvolver os serviços utilizando a metodologia participativa, no contexto da Política Nacional de Ater (Pnater). 

Foto: Emater/ Ascom

 Após o encontro na sede da empresa, os representantes visitaram um projeto inovador em uma comunidade local, desenvolvido em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental (Embrapa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Tropoc, que abriga uma pesquisa que visa o fortalecimento da cadeia produtiva da pimenta.

O diretor técnico da Emater, Rosival Possidônio, explica que o encontro foi necessário para discutir a retomada da parceria, interrompida por conta da pandemia. “O objetivo é focar o trabalho para reforçar o apoio aos pequenos produtores que atuam com o plantio da pimenta do reino, principalmente na região nordeste paraense, que se destaca neste ramo”, enfatiza.

Os representantes discutiram também a melhoria na qualidade da pimenta, maior inserção no mercado e o usufruo do menor preço na negociação comercial, necessários para o processo de comercialização da produção dos agricultores locais.

Dentro do TCT, as duas instituições atuarão em três frentes: técnica, econômica e social. Nas ações, a Tropoc ficará responsável pelo fornecimento de dados, material informativo, apoio logístico, entre outros. A proposta é fortalecer ações de boas práticas de cultivo, colheita e pós-colheita do produto no Pará.

O engenheiro agrônomo da Emater Ricardo Dohara explica que a produção da pimenta do reino envolve mais de 30 mil famílias no Estado inteiro, e que por isso a Emater tem papel fundamental no processo de fortalecimento da cadeia produtiva. “Primeiramente, vamos trabalhar com comunidades que compõem os regionais de Castanhal, São Miguel do Guamá e Tocantins. O objetivo é avançar na assistência técnica, fomento, pesquisa e tecnologia”, finaliza. 

Foto: Emater/ Ascom

 Segundos dados da Emater, o Pará é o segundo maior produtor de pimenta do reino no Brasil, só perdendo para o Estado do Espírito Santo. As maiores produções se concentram nos municípios de Tomé-Acu, Baião, Mocajuba, Igarapé-Acu, Capitão Poço, Garrafão Norte, Nova Esperança do Piriá e Breu Branco.

A visita contou com a presença dos diretores técnico e administrativo da Emater, Rosival Possidônio e Cláudio Pereira, respectivamente, e do diretor da Tropoc, Wivaldo Araújo. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade