Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Em Manaus, Usina Chaminé ganha programação de férias para crianças

Em Manaus, Usina Chaminé ganha programação de férias para crianças
Com o fim do ano chegando, a criançada entra de férias escolares. E aí, o que fazer? Para os pequenos, uma oportunidade de descansar e se divertir brincando, relaxar e ser feliz sendo criança, a Secretaria de Cultura, preparou uma série de atividades educativas para o mês de dezembro na Usina Chaminé (localizado na avenida Manaus Moderna, s/n, no Centro), onde serão realizadas atividades lúdicas, com intuito de despertar a criatividade e imaginação das crianças.

A programação gratuita, com horários que variam entre 10h e 13h45, tem atividades como montagem de ornamentação natalina, produzida com materiais recicláveis, além de muita pintura e leitura, cine animação, teatro de fantoche e o resgate das brincadeiras tradicionais infantis. Essa programação, além de divertir os pequenos, tem como objetivo fazer a interação entre pais e filhos, com atividades em conjunto, transformando pequenas brincadeiras em atividades de lazer em família.
Foto: Divulgação/SEC
Nas oficinas de reciclagem, que acontecem nos dias 10 e 20 de dezembro, às 10h, crianças a partir de 5 anos podem participar da produção de itens que marcam o período natalino, como a bota do Papai Noel e a Árvore de Natal. Serão utilizados materiais recicláveis como folhas de jornal e garrafas plásticas, além de materiais comuns como papéis variados e cola. A intenção da oficina, além de desenvolver a criatividade, é também conscientizar para os cuidados com o meio ambiente.

Os filmes exibidos no Cine Animação variam conforme faixa etária. Serão reproduzidos desde os mais antigos como o seriado ‘Chaves’, entre outros que despertam a alegria da criançada, como ‘Bob Esponja’ e a ‘Turma da Mônica’. As sessões acontecem no próximo sábado (10), às 12h, e nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de dezembro, sempre às 13h.

As crianças podem produzir seus próprios desenhos, despertando a imaginação e a criatividade, além de conhecer as Lendas Amazônicas e ouvir as histórias infantis dos contos de fada, entre outras, nas Rodas de Leitura, que acontecem nos dias 13 e 15, às 10h, e nos dias 16, 21, 28 e 30 de dezembro, às 13h.

No Teatro de Fantoches, temas sociais serão abordados, como o resgate do verdadeiro significado do Natal no dia 17 (sábado), que vai além da data comercial, e no dia 23 (sexta-feira), que atenta para o resgate das brincadeiras infantis, longe dos aparelhos tecnológicos. O Teatro de Fantoches acontece às 10h, nos dois dias.

Para a Administradora do Espaço Infantil, Edna Rezende (53), a iniciativa para essas práticas não é de apenas estimular o desempenho lúdico dessas crianças. “Nosso objetivo, além de proporcionar lazer para as crianças de diferentes classes sociais, é motivar a descontração em família. Por isso, pedimos para os pais quando estão aqui, que participem das brincadeiras com seus filhos. A infância de hoje não é como de antigamente, os valores mudaram, as crianças estão cada vez mais utilizando os aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets, consequentemente, perdendo a verdadeira essência da infância, que é brincar e ser criança”, declarou a administradora. 
Foto: Divulgação/SEC
A extensa programação de brincadeiras tradicionais resgata parte da infância dos adultos de hoje, que podem ser praticadas em grupo, muitas delas desconhecidas pelas crianças como pular corda, o mestre mandou, mímicas, dança das cadeiras, entre outras. Essas brincadeiras acontecem nos dias 14, 16, 17 (especial de Natal), 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro, a partir das 10h.

A elaboração dessas práticas lúdicas, segundo a pedagoga Salete Dutra, incentiva na memorização de uma infância desprendida, o que influencia na educação. “A mensagem que queremos repassar, por meio dessa programação, é um novo comportamento que valoriza a família. Essas crianças também serão pais um dia. Que elas saibam transferir os verdadeiros valores para seus filhos, não dando apenas o material, mas sabendo ser presentes, acompanhando-os em todas as etapas da vida”, explicou Salete.

As atividades acontecem no Espaço Criança, que possui equipamentos adaptados para o público infantil. Para quem desejar conhecer o espaço, a Usina Chaminé está aberta para visitação de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados das 9h às 13h. Além da programação infantil no mês de dezembro, está em exposição Infância Amazônica, do fotógrafo Daniere Ferreira e a exposição permanente 'Os Sentidos da Amazônia'.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/