Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Educadora amazonense é uma das vencedoras do ‘Educador Nota 10’

A professora Lúcia Cristina Cortez Barros Santos, gestora da escola municipal Waldir Garcia, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, está entre os dez vencedores do prêmio nacional "Educador Nota 10", sendo a única campeã da categoria "Gestão Escolar" com o projeto inclusivo "Acolher para todos envolver e aprender". O resultado foi anunciado na manhã desta segunda-feira, 20, no programa Encontro com a Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Foto: Márcio James / Semcom

Lúcia atua há 15 anos na escola Waldir Garcia, unidade que atende 223 alunos, sendo 50 estrangeiros (de países como Haiti, Venezuela e Cuba), bem como alunos com deficiência. Foi nesse contexto que a gestora percebeu a necessidade de implementar uma ação de inclusão entre os estudantes.

Dentro do escopo do projeto ganhador, Lúcia visitou escolas públicas inovadoras em São Paulo, para entender os princípios da Educação Integral e mudar a prática pedagógica tradicional, que pode acentuar desigualdades, em busca de uma gestão mais democrática. 

Com a iniciativa, desenvolvida desde 2016, foi possível desburocratizar relações, estabelecer vínculos, engajar e dialogar com todos os participantes da comunidade escolar. Ademais, a escola promove, atualmente, uma espécie de intercâmbio escolar, com aulas de língua portuguesa, inglesa, espanhol e crioulo haitiano, sendo este último dedicado ao corpo docente.

A estrutura da escola também passou por mudanças. As carteiras, que eram individuais, foram trocadas por mesas redondas, eliminando as filas. Os exames avaliativos foram suspensos, dando lugar a um método pedagógico de acompanhamento personalizado, pois agora o foco central é a aprendizagem. As decisões são feitas em assembleias, onde os alunos participam. Além disso, cada um dos 223 estudantes da unidade escolar, do 1° ao 5° do ensino fundamental, escolhe um tutor, que o acompanha até o final do 5º ano.

Para Lúcia Cortez, o prêmio reforça a importância de se pensar novas estratégias de ensino, levando em consideração a atual conjuntura social. "Esse prêmio é da escola Waldir Garcia e da educação de Manaus. Ele mostra que precisamos abrir a escola, para que ela seja contemporânea, valorizando o jovem do século 21. O intuito é tornar o ambiente escolar mais humano, com equidade e singularidade, onde o estudante é protagonista de sua aprendizagem", pontuou a gestora.

Os vencedores receberão um vale-presente no valor de R$ 15 mil cada um. Já as escolas onde os projetos são trabalhados ganham um vale–presente de R$ 1 mil e uma assinatura digital de Nova Escola, de janeiro a dezembro de 2021.

Foto: Márcio James / Semcom

Premiação

O concurso é realizado pela Fundação Victor Civita, em parceria com as empresas Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Este ano, a premiação contou com mais de 3,7 mil educadores de 19 Estados do Brasil, que apresentaram trabalhos desenvolvidos desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apenas dez deles foram os grandes vencedores.

Waldir Garcia

Além do reconhecimento da Fundação Victor Civita, a escola municipal Waldir Garcia já teve destaque em outras oportunidades, pelo planejamento de educação integral. Em maio deste ano, a unidade venceu o Prêmio Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis, com o projeto "Horta Escolar: semear, cuidar e colher para todos nutrir e envolver". Já em 2019, o centro de educação recebeu o título de "Escolas Transformadoras", do grupo internacional Instituto Ashoka Empreendedores Sociais e Alana, pelo modelo educacional participativo.

Além disso, a gestora da escola Waldir Garcia, Lúcia Cortez, já foi convidada, também em 2019, pelo jornal O Globo e Extra para participar do Encontro Internacional Educação 360, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/