Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

UFPA é uma das melhores universidades do mundo, diz revista inglesa

UFPA é uma das melhores universidades do mundo, diz revista inglesa
A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma das melhores instituições de Ensino Superior do mundo. É o que diz o ranking Times Higher Education, um dos mais importantes internacionalmente, elaborado por uma revista inglesa. Segundo o ranking, divulgado na última quinta-feira (27), a UFPA é uma das 36 instituições brasileiras que foram classificadas entre as 1.250 melhores do planeta e a única da região Norte a entrar na lista.

Este ano, entre as brasileiras, a UFPA está na 21ª posição e, internacionalmente, entre a 1.001ª e 1250ª posições. No ranking anterior, a Federal Paraense não chegou a entrar na lista. 
Foto: Alexandre Moraes/UFPA
Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, rankings de universidades oferecem indicadores gerais de seu desempenho comparativo. “Estamos contentes de aparecer no THE, cientes de que este é um retrato parcial do nosso trabalho, que nos auxilia a planejar os aperfeiçoamentos necessários. Muitas atividades desenvolvidas pelas universidades ainda não são captadas pelos rankings, ao passo que têm uma importância crucial para o seu impacto social. Temos que continuar buscando melhorar a nossa atuação em todas as direções”, completou o reitor.

A melhor do mundo é a Universidade de Oxford, na Inglaterra, pela segunda vez consecutiva, e no Brasil, o primeiro lugar é da Universidade de São Paulo (USP), que está entre a 251ª e a 300ª posições mundiais, seguida da Universidade de Campinas (Unicamp), entre a 401ª e 500ª.

A avaliação leva em conta 13 indicadores de desempenho para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, como a confiança de estudantes, acadêmicos, líderes de universidades, indústria e governos. A revista também destaca que sete universidades pioraram de posição de uma edição para outra e deixaram o top 1000.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/