Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Ufopa está com inscrições abertas para Processo Seletivo Indígena e Quilombola 2020

Ufopa está com inscrições abertas para Processo Seletivo Indígena e Quilombola 2020
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou dois editais para seleção de novos alunos. O edital nº 34/2019 do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) 2020, e o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) para ingresso no primeiro semestre de 2020.


No PSEQ são ofertadas 81 vagas para 34 cursos de graduação nos campi de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 16 de setembro, pelo site https://www.ufopa.edu.br/pseq2020.


No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição, assinalar a declaração de autorreconhecimento e anexar os documentos indicados no item 2 do edital.  O candidato deverá indicar a primeira opção de curso a que deseja concorrer. Poderá, ainda, indicar outras três opções, para continuar concorrendo às vagas que não forem preenchidas por candidatos em primeira opção.
Foto:Divulgação/Ufopa
Não poderão concorrer quilombolas que já tenham concluído curso superior ou estejam vinculados ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). Aqueles que estão com graduação em andamento devem se desvincular do curso antes de matricular-se na Ufopa, sob pena de perda da vaga.


A prova objetiva e discursiva será realizada no dia 13 de outubro, às 8h, em Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. As informações sobre o local de prova constarão no cartão de confirmação de inscrição, que será disponibilizado a partir de 7 de outubro na página do certame.


O conteúdo cobrado terá como base os textos de apoio, indicados no item 8.2 do edital. A prova valerá 10 pontos. Serão automaticamente eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,00.


A lista de classificados será divulgada no dia 16 de dezembro no site: https://www.ufopa.edu.br/proen.


No PSEI são ofertadas 77 vagas para os cursos de graduação da Ufopa, sendo 61 distribuídas para as unidades acadêmicas em Santarém e 16 para os campi fora de sede da Universidade. A inscrição é gratuita e será realizada até o dia 16 de setembro de 2019, exclusivamente pela Internet, por meio da página https://www.ufopa.edu.br/psei2020. No ato da inscrição, o candidato deve assinalar o item de declaração de autorreconhecimento no formulário eletrônico.


Vale ressaltar que não estão sendo ofertadas vagas no PSEI para os campi Alenquer e Monte Alegre, considerando levantamento que a Comissão Permanente dos Processos Seletivos da Ufopa fez a partir dos últimos processos seletivos, nos quais não houve preenchimento de vagas para indígenas nesses dois municípios. “Essas vagas estão sendo remanejadas para outros cursos e para outros campi e na sede da Ufopa, em Santarém”, informou a presidente da comissão e pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Solange Ximenes.


Destaca-se que, neste PSEI, os candidatos devem encaminhar os documentos no momento da inscrição também pela plataforma on-line, nos formatos em PDF ou JPEG. A lista dos documentos necessários consta no edital. Ainda no momento da inscrição, o candidato deve indicar, obrigatoriamente, sua primeira opção de curso; e poderá ainda indicar mais três opções, dentre os cursos oferecidos neste processo seletivo.


A Prova de Redação em Língua Portuguesa será realizada dia 13 de outubro de 2019, com início às 8h e término às 12h. Será realizada em Santarém, Juruti, Óbidos, Oriximiná, Itaituba e também em Jacareacanga, onde não há campus da Ufopa, mas registra-se significativa demanda para o Processo Seletivo Especial Indígena.


Editais e Inscrições


Editais PSE Quilombola 2020


Inscrições PSE Quilombola 2020


Editais PSE Indígena 2020


Inscrições PSE Indígena 2020

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/