Projeto internacional beneficiará comunidades ribeirinhas do Amapá com energia elétrica

O projeto beneficiará 50 famílias residentes na comunidade Ilha das Cinzas.

O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) será parceiro do projeto de extensão: “Solar Energy for food sovereignty of riverbank families” (Energia solar para soberania alimentar das famílias ribeirinhas), financiado pela Fundação Honnold. O projeto foi um dos selecionados dentre as mais de 700 propostas de 150 países.

A execução será pela Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Brasil) e contará também com a parceria da Embrapa Amapá; Centro de Energia e Sociedade – Arizona State University (EUA); e Instituto de Avaliação de Tecnologia e Análise de Sistemas – Instituto de Tecnologia Karlsruhe (Alemanha).

O projeto beneficiará 50 famílias residentes na comunidade Ilha das Cinzas. (Foto:Divulgação/Unifap)


O projeto

O projeto beneficiará 50 famílias residentes na comunidade Ilha das Cinzas, fornecendo energia solar para necessidades humanas básicas e cadeias produtivas que envolvam manejo florestal sustentável (através de irrigação solar, fertilização e manejo dos açaizais) e segurança alimentar: refrigeração da pesca e processamento do açaí para consumo local e comercialização do excedente.

Seleção

A seleção foi no âmbito de um edital internacional promovido pela Fundação Honnold voltado para projetos em energia solar que promovam equidade social, econômica e redução de impactos ambientais. Estavam elegíveis para participar do edital, organizações sem fins lucrativos que trabalhem diretamente com comunidades, ou comunidades organizadas em forma de Associações. Nas propostas, as Universidades e Instituições de Pesquisa poderiam ser parceiras para apoio técnico.

“Neste sentido, organizamos um grupo de trabalho para submissão de uma proposta para a Ilha das Cinzas, pois se enquadrava no referido edital. A construção da proposta foi liderada por Marcelino Carneiro Guedes, pesquisador da Embrapa Amapá e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais PPGCA/UNIFAP”, explicou o diretor do Laboratório de Energias Renováveis/CEE/UNIFAP, Prof. Dr. Alaan Ubaiara Brito.

Ilha das Cinzas, no Amapá. (Foto:Divulgação/Unifap)


A parceria

A Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (ATAIC) irá coordenar o projeto e fará a gestão do recurso financeiro. O laboratório de energias renováveis da Universidade Federal do Amapá dará apoio técnico no dimensionamento e instalação dos sistemas solar fotovoltaicos.

A Embrapa Amapá vai fornecer apoio técnico para desenvolvimento das cadeias produtivas que envolvam manejo florestal sustentável e segurança alimentar, e Karlsruhe Institute of Technology (Germany) e Arizona State University (USA) irão trabalhar o nexo energia-pobreza e o valor social da energia com os membros da comunidade visando identificar e estabelecer melhores estratégias comunitárias para usar a energia para combater a pobreza e melhorar as condições de vida das famílias locais.

Os representantes de cada instituição na proposta são: Miguel do Socorro Miranda de Souza – Presidente da ATAIC; Alaan Ubaiara Brito – Laboratório de Energias Renováveis/CEE/UNIFAP; Marcelino Carneiro Guedes – Embrapa Amapá; Davi Ezequiel François – Karlsruhe Institute of Technology (Germany) e Mary Jane Parmentier – Arizona State University (USA).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade