Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Alva Rosa: conheça a história da primeira mulher indígena a obter título de doutorado pela Ufam

Foto: Divulgação/Foirn

A professora Alva Rosa Tukano é a primeira mulher indígena a obter o título de doutorado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Líder do povo Tukano, Alva dedica sua vida e profissão à luta pela educação indígena no Amazonas.

Alva iniciou sua luta pela educação indígena desde o início da vida acadêmica. A licenciatura em Matemática, com especialização em Ensino de Matemática pela Ufam e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram os primeiros passos que a professora deu em direção à educação.

Com o doutorado, Alva foi a primeira do seu povo a garantir o título. Para a professora, a conquista corresponde às lutas travadas pelo direito a liberdade e identidade dos povos indígenas na educação.

"Quanto ao meu povo, sinto que estou correspondendo às suas lutas travadas em 1988 quando lutaram pelo direito à identidade e políticas públicas aos povos indígenas. Com o título, tenho certeza que meu povo está feliz", 

ressaltou a professora.
Foto: Divulgação/Foirn

Com a tese intitulada 'Política dos territórios etnoeducacionais no Amazonas: perspectiva para efetivação da Educação Escolar Indígena', Alva buscou mapear as ações prioritárias da educação para cada povo indígena, por meio das políticas públicas.

"Essa política mostra como trabalhar a educação escolar Indígena no nosso Estado, em cada território etnoeducacional verificando sua especificidade, assim traçando ações prioritárias na educação para o povo daquele território. A política dos territórios etnoeducacionais aproxima o diálogo entre as instituições de ensino e povos indígenas", apontou a indígena.

Foto: Divulgação/Foirn

Inspiração para mulheres indígenas

O título de doutorado, Alva se tornou inspiração para mulheres indígenas seguirem pelo mesmo caminho. A professora contou  que a conquista demonstra a possibilidade de jovens e mulheres indígenas seguirem na educação.

"Com esse título demonstro a todas que somos capazes e podemos concorrer a qualquer aérea desde graduação até o doutorado. As nossas lideranças indígenas fizeram a sua parte e nós temos que cumprir a nossa parte, buscando e abrindo caminhos para as jovens e mulheres indígenas", aponta Alva.

A defesa de Alva foi realizada no dia 30 de janeiro, na Casa dos Saberes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), em São Gabriel da Cachoeira, considerado o município de maior predominância de indígenas no Brasil.

A professora Alva Rosa Lana Vieira concentra suas pesquisas na área de Educação Escolar Indígena. É licenciada em Matemática, com especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Possui mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Amazonas (2023).

Veja mais notícias sobre EducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/