Saiba como calcular o valor do 13.º salário

O prazo para depósito da primeira parcela do 13.º salário na conta dos trabalhadores pelas empresas encerra nesta quinta-feira (30). O pagamento está previsto na Constituição Federal de 1988 como um direito do trabalhador urbano e rural, inclusive o doméstico e o avulso (que presta serviço a diversas empresas).

Foto:Reprodução/Shutterstock

Mas apesar de ser um benefício garantido há quase 30 anos, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas com relação à fórmula do cálculo para o pagamento.

O advogado Alberto D’almeida explica que o 13.º salário é proporcional, ou seja, o trabalhador que ingressou na empresa após o mês de janeiro, não receberá o benefício ‘cheio’.

“Para fazer o cálculo do 13.º proporcional, o empregador divide o valor do seu salário bruto por 12, que é o número de meses no ano, e multiplica o resultado pelo número de meses trabalhados”, explica.

Como calcular?

Para o pagamento da primeira parcela, no entanto, o cálculo leva em conta o número de meses trabalhados até outubro, já que o adiantamento deve ser pago até o dia 30 de novembro. A parcela paga ao trabalhador, neste caso, será equivalente à metade do valor total, sem descontos.

Já o cálculo da segunda parcela leva em conta os 12 meses do ano: o salário bruto é dividido por 12 e depois multiplicado pelo número de meses trabalhados. Do valor encontrado, o empregados desconta o valor do adiantamento e impostos, como INSS e Imposto de Renda.

Caso opte pelo pagamento único, que deve ser depositado até o dia 20 de dezembro, o cálculo é mais simples: o valor da remuneração bruta é dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano.

Reforma Trabalhista

Alberto D’Almeida explica ainda que a proposta de reforma trabalhista não deve alterar o cálculo do 13.º salário. ” A reforma trabalhista não vai mexer no 13.º salário, o que é uma coisa boa para o trabalhador, já que este é um benefício garantido pela Constituição”, esclarece o advogado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade