Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Porto do São Raimundo, em Manaus, terá investimento para ampliação

Porto do São Raimundo, em Manaus, terá investimento para ampliação
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou uma série de melhorias para o Porto do São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus. O órgão contratou a elaboração de projetos para fabricação, montagem e instalação de um cais flutuante e uma ponte de acesso ao terminal hidroviário. O investimento nos projetos está orçado em R$ 1,7 milhão. Entre as intervenções serão feitas adaptações no terminal de passageiros, além da construção de estacionamento e vias de acesso terrestre do pátio de manobras do retroporto. 
Porto do São Raimundo, em Manaus. Foto: Divulgação/Sindarma
A nova estrutura a ser projetada deverá atender embarcações com deslocamento de 2 mil toneladas, com 80 metros de comprimento e dois metros de calado, em substituição ao flutuante antigo, que atendia somente lanchas com motor de popa. O Dnit vai investir R$ 1,7 milhão nos projetos, que serão concluídos ainda neste semestre. A previsão para o início das obras não foi divulgada pelo Dnit.

Antes da inauguração da ponte entre Manaus e Iranduba, em 2011, o Porto do São Raimundo na Zona Oeste da capital servia de apoio ao embarque e ao desembarque de veículos e pedestres em barcaças, que faziam a travessia do Rio Negro.

A estimativa do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) é que 20 mil pessoas embarcam e desembarcam, mensalmente, no Porto do São Raimundo. O terminal também é responsável pelo apoio ao transporte fluvial de cerca de 6 mil toneladas de cargas por mês.

Atualmente, o terminal hidroviário apresenta fragilidades, comprometendo o transporte de passageiros e cargas para municípios do interior do Amazonas. O vice-presidente do Sindarma, Claudomiro Carvalho Filho, avaliou que a anúncio do Dnit de investimentos sinaliza o início da resolução um dos problemas crônicos da navegação do transporte de passageiros e cargas, que é a infraestrutura portuária.

"O investimento que o governo federal vai fazer no Porto do São Raimundo é muito bem-vindo para o setor de transporte, principalmente para o transporte de cargas e passageiros. Uma vez que o Porto do São Raimundo é uma estrutura semipronta e com todo investimento o governo transforma aquilo realmente em um terminal hidroviário para cargas e passageiros. O setor há muito tempo clama por isso. Nos deixa esperançosos que começamos a resolver um dos problemas crônicos. O setor apoia a iniciativa do governo, mas quer estar junto para discutir, acima de tudo, um projeto bom e que atenda a comunidade", afirmou Carvalho.

O Porto do São Raimundo é um dos três importantes terminais hidroviários da capital amazonense. Outros três locais que concentram maiores fluxos de cargas gerais regionais e passageiros são: Porto da Ceasa, Porto de Manaus (Roadway) e balsas da Manaus Moderna.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/