Plataforma online vende matéria-prima da Amazônia para o mundo

Como vender produtos da Amazônia para todo o mundo? Foi pensando dessa maneira que a empresa ‘Liga Consultoria Técnica e Projetos’ em parceria com a ‘Portela Woods’ criou a plataforma ‘Amazon Forest Trading‘ ou “Floresta Amazônica em Negociação”. A ferramenta virtual disponibiliza, atualmente, 20 tipos de matérias-primas regionais para venda.
Segundo um dos idealizadores do projeto e sócio da inciativa, Alexandre Rivas, a oportunidade nasceu com a necessidade. “O projeto veio da inquietação de levar a teoria sofisticada da economia, voltada para os produtos da floresta, para a prática. Principalmente levando em consideração a demanda de produtos para exportação”, explica Rivas, que também é professor de economia ambiental na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Entre os produtos a venda estão o açaí (polpa, pó e misturas), óleos como pracaxi, açaí, andiroba, copaíba, castanha do Brasil e produtos madeireiros tipo decks, móveis e casas de madeira. Através da plataforma já foram vendidos óleos para a indústria de cosméticos e bem-estar da Hungria, França e Austrália. O projeto teve apoio do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)
O sócio de Rivas, Juscelino Machado, tem mais de dez anos de experiência com exportações. Na opinião dele, ainda é preciso construir o mercado. “Nos ainda temos problemas porque o produtor está desqualificado. O produto que ele vende não tem a quantidade ou a qualidade requerida. É preciso trabalhar para qualificar esses produtores porque demanda existe”, avalia.
Ainda de acordo com ele as matérias-primas da região são únicas e agregam valor diferenciado aos produtos. “Os insumos da região têm aspectos físico-químicos únicos. Embora seja possível sintetizá-los a produção sustentável, a origem de produtos orgânicos, ainda é uma marca, por assim dizer, muito procurada dentro dos mercados internacionais”.

*Com informações da assessoria
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade