MT: confira a programação da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira

Durante a semana, haverá diversas ações gratuitas para os consumidores, como ações educativas, palestras on line, renegociação de dívidas, entre outros

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons participam, de 23 a 29 de novembro, da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira. Neste ano, o tema do evento, promovido pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), é “Resiliência Financeira: Como atravessar a crise?”. O objetivo é promover práticas financeiras conscientes, responsáveis e autônomas, além de contribuir para que cada cidadão encontre os seus caminhos para superar momentos de crise, como o que estamos vivenciando com a pandemia de Covid-19, e no futuro se sinta cada vez mais preparado para ser o protagonista de sua vida financeira.

De acordo com o Fórum Nacional, o “novo coronavírus trouxe complicações para a vida financeira de uma grande parcela dos brasileiros, hoje mais sujeitos a flutuações na renda familiar e fraudes financeiras. Em um momento de crise como este, o planejamento das finanças familiares é ainda mais importante, e o cidadão precisa estar bem informado para tomar suas decisões financeiras, mesmo sob estresse”.

Durante a semana, haverá diversas ações gratuitas para os consumidores, como ações educativas, palestras on line, renegociação de dívidas pela plataforma Consumidor.gov.br, dentre outros. Veja a programação completa no site oficial do evento.

Confira abaixo algumas das atividades desenvolvidas pela Senacon e pelo Procon-MT

Renegociação de dívidas pelo Consumidor.gov.br: Até o dia 29/11/2020, os consumidores podem renegociar suas dívidas com instituições financeiras e de telecomunicações pela plataforma de reclamação on line Consumidor.gov.br. O prazo médio de respostas é de sete dias, com 80% das demandas resolvidas. Participam da ação as empresas Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, BMG, Banco PAN, Oi Vivo, Claro e Tim.

Live: No dia 24/11/2020, às 10h, a Senacon promove live sobre “Crédito consignado e o superendividamento”, com diferentes enfoques, como o assunto ‘Tele-saque’. A live será transmitida pelo YouTube do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Vídeos Educativos: Recentemente, o Procon-MT produziu dez vídeos curtos, para whatsapp, com dicas de Educação para o consumo e de Educação Financeira, voltados para crianças. O material, elaborado em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), foi encaminhado para a Secretaria de Educação para ser compartilhado com alunos da Rede Estadual de Ensino.

Estratégia Nacional de Educação Financeira: Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira no sítio oficial ‘Vida e dinheiro’. No site é possível acessar o Programa de Educação Financeira nas Escolas, que disponibiliza ferramentas e cursos gratuitos, além do aplicativo, que é um jogo sobre educação financeira para crianças e jovens. O objetivo da ENEF é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A nova ENEF reúne representantes de órgãos e entidades governamentais, que juntos integram o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade