Lojas de shopping do Amazonas vão comercializar produtos com preço real

Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), em parceria com o Amazonas Shopping, realiza no dia 1° de junho a 7ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI), de 10h às 22h. Neste dia, os lojistas do centro de compras que aderirem à campanha, irão deduzir os impostos do valor dos produtos para vendê-los pelo preço real. A ação é uma forma de protesto contra o alto peso da carga tributária no País.

Participam da iniciativa lojistas de vários segmentos, como calçados, vestuário, eletroeletrônicos e restaurantes. Este ano, a ação será realizada simultaneamente na capital de 12 Estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo o superintendente do Amazonas Shopping, Eduardo Zucareli, é alta a carga tributária do País, em todos os segmentos. “Esta ação é muito importante, para que a população se conscientize sobre a quantidade de imposto que é pago por cada produto”, ressaltou.  

O coordenador da CDL Jovem, Erick Bandeira, explica que a quantidade de impostos pagos equivale ao trabalho dos brasileiros, contando do dia 1º de janeiro a 1º de junho. “São 151 dias do ano trabalhados apenas para pagar impostos”, destacou.

Bandeira afirma que metade do valor de alguns produtos, algumas vezes até mais do que isso, é referente somente aos impostos cobrados. Um videogame, por exemplo, tem 72% de imposto embutido no seu preço. A cerveja tem 55%, sapatos 58%, celular 33% e picolé 38,6%.  

A CDL Jovem Manaus, que antes realizava a campanha somente em postos de combustíveis, passou a inovar desde 2016, ao levar a campanha para o shopping e tornar-se case nacional. Em 2017, diversas outras capitais brasileiras também promoverão a campanha em centros de compras.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade