Inovação e gestão devem ser foco de micro e pequenos empreendedores de Mato Grosso

Os pequenos negócios – são mais de 87 mil em Mato Grosso – sofrem as consequências da falta de movimento popular

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está afetando diretamente comerciantes em todo o Estado. As normas de segurança divulgadas pelos órgãos de saúde pedem para evitar aglomerações e, desta forma, os gestores municipais orientam pelo fechamento de serviços não essenciais.

Os pequenos negócios – são mais de 87 mil em Mato Grosso – sofrem as consequências da falta de movimento popular. De acordo com a pesquisa “Percepção de Lideranças Empresariais de MT sobre os impactos do coronavírus nos Negócios e na Economia”, do Sebrae MT, 88% dos entrevistados se dizem impactados negativamente pela crise.

Foto: Divulgação

Porém, eles estão se adequando especialmente em relação aos procedimentos de higiene e limpeza, ao atendimento remoto, às vendas pela internet, ao teletrabalho e à renegociação das jornadas de trabalho.

“Estamos acompanhando tudo o que tem acontecido na economia, especialmente na área de comércio e serviços e pequenos negócios, sempre atentos e à disposição das classes empresariais. Buscamos as melhores soluções para que consigamos salvar vidas neste momento terrível que passamos e também darmos condições possíveis e necessárias para que os negócios possam sobreviver a tudo isto”, afirma César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Groso.

A hora é de inovação e resiliência. “Ainda há movimento na economia mato-grossense e os empresários neste momento devem pensar em contatar clientes, utilizar redes sociais para vendas e entregas. Acredito que o momento é de passar pelas dificuldades visando a sobrevivência do negócio”, diz Celso Banazeski, secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor.

O programa Pensando Grande para os Pequenos busca dar suporte aos pequenos e microempreendedores de todo o Estado. Neste período, três eixos são foco: tecnologia, arranjo e inovação e gestão do negócio.

“O empresário tem onde buscar orientação para passar por esta pandemia de modo a sustentar seu negócio. A Sedec tem chat online e o site do programa, há ainda o Sebrae, as associações comerciais de cada município. Não podemos desmotivar”, reforça Banazeski.

A pesquisa do Sebrae MT também perguntou sobre o grau de confiança das empresas com a economia. A maioria dos entrevistados (39,6%) disse estar confiante de que a economia vai melhorar nos próximos seis meses. O levantamento foi feito em maio deste ano.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade