Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 12 Agosto 2020

Estudantes de Cruzeiro do Sul apresentam ideias com potencial de mercado no Startup Juruá

Estudantes de Cruzeiro do Sul apresentam ideias com potencial de mercado no Startup Juruá
A primeira edição do Startup Juruá, evento realizado no fim de semana em Cruzeiro do Sul, no Acre, surpreendeu positivamente os organizadores. Cerca de 40 participantes, especialmente estudantes, formaram oito grupos e trabalharam, durante 54 horas, com temas ligados ao turismo, consumo, transporte e ensino para fomentar o mercado regional.

Para a gestora da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Renata Souza, surgiram “ideias fantásticas” que deverão avançar. “O objetivo é fazer com que os jovens acreditem em suas ideias, que ajudem a girar a economia do Estado como empreendedores. O governo cumpre o papel de incentivar”, disse.

A escolha das três melhores ideias se deu por avaliação de uma banca formada por Renata; o gestor da secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira; o professor da Universidade Federal do Acre, Marcelo Siqueira; e o diretor do Instituto Educacional do Vale do Juruá (Ieval), Jaime Veiga.

Classificação

O aplicativo 'Motors Fast', idealizado por estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), ficou em primeiro lugar. Similar ao Uber, mas voltado para mototaxistas e seus clientes, o aplicativo disponibilizaria informações, por GPS, sobre o profissional mais próximo do interessado. “O objetivo é transformar a ideia em uma empresa, começando por Cruzeiro do Sul e expandindo para o Acre e o Brasil”, explicou o líder do grupo, Willian Alemão Sabóia.

O segundo lugar ficou com o game interativo 'Vô Mermo – Let’s Go', que incentiva o turismo, inicialmente em Cruzeiro do Sul. “Com o apoio que o grupo vai receber pela classificação, a intenção é tocar a ideia adiante”, disse o idealizador, jornalista Leandro Altheman.

A terceira melhor ideia também surgiu de estudantes do Ifac. O aplicativo 'Promotest' alugaria plataformas para que empresas fizessem a publicidade de suas promoções nas áreas de construção, eletrodomésticos e vestuário. Segundo o líder do grupo, Geilson da Rocha, o objetivo é expandir para todo o Estado.

Embora estivesse prevista a escolha de apenas três ideias, o aplicativo 'Cheiro e Beleza' também foi classificado para receber apoio. De acordo com a líder, Elisânia Santos, estudante do Ieval, a ideia é aproximar o consumidor e o vendedor de cosméticos.

Ideias consistentes

O gestor de projetos de startup do Sebrae, Alex Lima, classificou as ideias surgidas como muito consistentes e com potencial de mercado. Ele contou que as quatro ideias selecionadas receberão apoio de consultoria e orientação por parte da Sect, do Sebrae e da Fabriq, empresa do ramo que está se estabelecendo no Acre. O Sebrae é parceiro da Sect na atividade. Além da Secretaria Estadual de Educação e Esporte e do Ieval. 
Foto: Reprodução/Shutterstock
O secretário de Pequenos Negócios comentou que a região do Juruá tem muito a contribuir com a inovação no Estado e que o governador Tião Viana já demonstrou a disposição de investir até 2018 cerca de R$ 8 milhões em pequenos negócios. “Entre eles os projetos de startups. Alguns apresentados nesse evento certamente estarão dentro do programa de apoio aos pequenos negócios no estado”, disse.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 13 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection