Empresários de Roraima participam de encontro na Venezuela

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Com o objetivo de desenvolver a economia de empresas brasileiras e venezuelanas, uma comitiva de 25 empresários de diversos segmentos participou do Encontro Empresarial Binacional “Venezuela – Norte do Brasil”, que acontece em Puerto Ordaz, nestas quinta e sexta-feira (6 e 7).

As discussões buscam estabelecer entendimentos junto aos instrumentos de ordem fiscal, aduaneiro, financeiro, segurança jurídica, transporte e comunicações. Participam setores madeireiro, construção civil, alimentos, comércio e serviço, agroindustrial, dentre outros.

Para a secretária Estadual Extraordinária de Relações Internacionais, Veronica Caro, essa é uma oportunidade proveitosa tanto para Roraima quanto para a Venezuela, com o estabelecimento de vínculos comerciais e de serviços entre os Países.

Veronica, que no ato representa a governadora Suely Campos, é responsável pelo estreitamento do diálogo com o governo venezuelano. “Temos cinco acordos em discussão, que contemplam saúde, educação, segurança, e tão breve serão formalizados entre os dois governos”, frisou.

Segundo ela, enquanto a Venezuela passa por uma crise política e econômica, em contrapartida, tem inúmeros serviços e matérias-primas disponíveis que podem atender a necessidade de Roraima. “Temos como suprir a crise de alimentos que a Venezuela está passando, como também podemos absorver o que os venezuelanos têm em serviços e matérias-primas”, reforçou.

Nesse contexto, o empresário Francisco Olivaldo, proprietário de uma distribuidora de alimentos, está participando do encontro no País vizinho.

Hoje, a empresa dele tem sete anos de mercado roraimense e exporta para a Guiana. “Nosso foco é expandir nossos negócios para a Venezuela”, frisou, ao ressaltar que neste primeiro momento vai abrir um canal de diálogo com empresários venezuelanos. “Acreditamos nesse novo mercado”, pontuou.

Integrante da comitiva organizada pelo governo estadual, o engenheiro civil Hamilton Oliveira está no encontro com a finalidade de estabelecer relações comerciais em todos os segmentos, não somente na engenharia civil. “É na crise que se criam soluções”, enfatizou.

Há 16 anos no mercado de Roraima, essa é a primeira vez que Oliveira participa de um encontro binacional e vê a oportunidade para expor projetos e buscar acordos com empresários venezuelanos. O encontro, que tem foco empresarial, reúne empresários da Venezuela e representantes do governo. Essa é a segunda vez, na atual gestão, que o Governo de Roraima participa de encontros binacionais, a fim de estabelecer relações comerciais com a Venezuela. Para os empresários roraimenses, a iniciativa é positiva. “Sempre fomos nós empresários que buscamos a Venezuela. Com a iniciativa do governo, os obstáculos aduaneiros, fiscais e logísticos, serão superados”, disse Oliveira.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade