Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Empresários de Roraima participam de encontro na Venezuela

Empresários de Roraima participam de encontro na Venezuela
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Com o objetivo de desenvolver a economia de empresas brasileiras e venezuelanas, uma comitiva de 25 empresários de diversos segmentos participou do Encontro Empresarial Binacional "Venezuela - Norte do Brasil", que acontece em Puerto Ordaz, nestas quinta e sexta-feira (6 e 7).

As discussões buscam estabelecer entendimentos junto aos instrumentos de ordem fiscal, aduaneiro, financeiro, segurança jurídica, transporte e comunicações. Participam setores madeireiro, construção civil, alimentos, comércio e serviço, agroindustrial, dentre outros.

Para a secretária Estadual Extraordinária de Relações Internacionais, Veronica Caro, essa é uma oportunidade proveitosa tanto para Roraima quanto para a Venezuela, com o estabelecimento de vínculos comerciais e de serviços entre os Países.
Veronica, que no ato representa a governadora Suely Campos, é responsável pelo estreitamento do diálogo com o governo venezuelano. "Temos cinco acordos em discussão, que contemplam saúde, educação, segurança, e tão breve serão formalizados entre os dois governos", frisou.

Segundo ela, enquanto a Venezuela passa por uma crise política e econômica, em contrapartida, tem inúmeros serviços e matérias-primas disponíveis que podem atender a necessidade de Roraima. "Temos como suprir a crise de alimentos que a Venezuela está passando, como também podemos absorver o que os venezuelanos têm em serviços e matérias-primas", reforçou.

Nesse contexto, o empresário Francisco Olivaldo, proprietário de uma distribuidora de alimentos, está participando do encontro no País vizinho.

Hoje, a empresa dele tem sete anos de mercado roraimense e exporta para a Guiana. "Nosso foco é expandir nossos negócios para a Venezuela", frisou, ao ressaltar que neste primeiro momento vai abrir um canal de diálogo com empresários venezuelanos. "Acreditamos nesse novo mercado", pontuou.

Integrante da comitiva organizada pelo governo estadual, o engenheiro civil Hamilton Oliveira está no encontro com a finalidade de estabelecer relações comerciais em todos os segmentos, não somente na engenharia civil. "É na crise que se criam soluções", enfatizou.

Há 16 anos no mercado de Roraima, essa é a primeira vez que Oliveira participa de um encontro binacional e vê a oportunidade para expor projetos e buscar acordos com empresários venezuelanos. O encontro, que tem foco empresarial, reúne empresários da Venezuela e representantes do governo. Essa é a segunda vez, na atual gestão, que o Governo de Roraima participa de encontros binacionais, a fim de estabelecer relações comerciais com a Venezuela. Para os empresários roraimenses, a iniciativa é positiva. "Sempre fomos nós empresários que buscamos a Venezuela. Com a iniciativa do governo, os obstáculos aduaneiros, fiscais e logísticos, serão superados", disse Oliveira.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/