Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Cuidando bem da caixa de câmbio automático

Os carros automáticos, como o Nissan Sentra, estão ganhando espaço no gosto e no favoritismo dos consumidores. Sem dúvida alguma, é uma forma confortável de direção. No entanto, como em todas as outras coisas, requer cuidados especiais. É importante saber como alongar a vida dessa caixa automática para tirar o maior proveito dela.

Segundo diversos estúdios, dirigir um carro automático como, por exemplo, um Nissan Sentra usado, diminui o estresse nos motoristas, por serem carros que permitem uma direção mais confortável e segura. 

Foto: Divulgação

Embora existam muitos mitos quanto as caixas automáticas automotivas, também existem maus hábitos. Por exemplo, com os carros automáticos antigos, um mau hábito era manter o veículo com a seleção em D (drive) enquanto o carro estava parado em uma rua com declive. Desse modo, o carro ficava quieto da mesma forma que um carro manual ficava quando o acelerador e a embreagem se utilizavam para que o carro não fosse para trás ao querer avançar em uma rua inclinada.

Esse hábito, em um carro antigo, não era tão perigoso. Porém nos câmbios automáticos atuais, como nos carros Sentra, isso pode provocar problemas graves.

Se a seleção 'P' for mal colocada, pode acabar quebrando os dentes

Existem vários tipos de transmissão e é necessário saber diferenciar cada um para poder mantê-los em perfeito estado e tirar o maior proveito: os tradicionais com conversor de torque, os de variáveis continuas (CVT) e os de embreagens pilotados de disco (DCT).

Duas dicas importantes para evitar que a transmissão de um Sentra Nissan, por exemplo, voe pelos ares:

1. Em primeiro lugar o freio de mão e só depois a 'P': essa 'P' de Parking costuma estar nas caixas automáticas e cumpre a função de bloquear os pneus. As pessoas costumam colocar a 'P' sem frear ou freando depois. Isso pode provocar uma falha importante. Por isso, o correto é aguardar que o carro pare completamente, colocar o freio de mão e só depois a 'P'.

2. Agora, primeiro a 'P' e depois o freio de mão. Acontece que o ponto 1 é para estacionar o carro e o ponto 2, para iniciar a marcha. Se você soltar o freio de mão antes que a 'P', estará forçando o mecanismo. Portanto, o correto é pressionar o freio, colocar o seletor de câmbio na marcha 'D' para avançar ou 'R' para marcha ré e só então soltar o freio para iniciar a marcha. 

Foto: Divulgação

Tomar conta do câmbio automático 

Para evitar estragos e que tudo funcione corretamente, preste atenção às seguintes dicas:

a)Pressione o freio e solte o acelerador.
Por exemplo, quando tiver que parar por causa do sinal vermelho ou um engarrafamento, não toque no acelerador. Mantenha o carro detido pressionando o pedal do frio.

b)Obedeça à manutenção.
Alguns câmbios sal úmidos, com os discos banhados em óleo, e outros são secos. Os úmidos exigem troca de óleo a cada certo tempo. No manual do seu carro estão as indicações completas.

c)Utiliza óleos de qualidade.
Não poupe dinheiro comprando um óleo mais barato, porque o barato custa caro, pois esse óleo pode acabar estragando a caixa. Utiliza o melhor óleo possível e troque sempre o filtro.

d)Não selecione a 'N' nos sinais.
Muitas pessoas acham que a posição 'N' é a melhor para o câmbio, mas não é bem assim. Esse 'neutro' só deve ser selecionado na hora de estacionar o carro.

e)Espere que o veículo este completamente quieto.
Antes mesmo de ir da posição 'D' à posição 'R' ou vice-versa, você deverá aguardar a que o veículo esteja completamente parado. Desse modo você estará evitando forçar os pinhões do câmbio.

Definitivamente, quando você estiver procurando o Nissan Sentra preço, como também o preço e as características de outros carros automáticos, não se esqueça destas dicas para poder manter o seu novo veículo funcionando eficientemente.

Só desse modo conseguirá que o seu carro e principalmente a caixa de transmissão automática, tenham uma maior vida útil ao longo do tempo. 

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/