Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Ciência de dados pode ser usada para atrair investimentos na Amazônia, defende pesquisador

'A ciência de dados pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a promover a economia brasileira no mercado internacional e atrair investimentos'. Isto é o que diz um estudo realizado pelo cientista de dados Teddy Falcão, que publicou um artigo acerca do uso desta ferramenta para potencializar a economia e atrair investimentos para a Amazônia.

De acordo com o estudo, a ciência de dados vem como uma ferramenta de solução para fazer com que gestores públicos usem-na para posterior tomada de decisões estratégicas.

Ainda segundo o artigo, que aponta a região Amazônica como uma área importante em razão de produzir grande parte da produção de recursos naturais do Brasil, é importante que haja equilíbrio entre promoção da economia e exploração excessiva dos recursos naturais, para que não haja desequilíbrio ambiental.

Ciência de dados pode ser útil para a tomada de decisões que impactem, de forma positiva, a Amazônia. Foto: Wank Carmo

Falcão, que também pesquisa e desenvolve soluções para o incentivo à produção científica, disse que durante a escrita do material, identificou que além da infraestrutura, outros desafios enfrentados na região estão relacionados à mão de obra qualificada e aprimoramento de políticas públicas.

"Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes de dados são fundamentais para compreender a realidade da região e, assim, planejar políticas econômicas que possam impulsionar o seu desenvolvimento", disse. 

Dados

O artigo também traz estes dados importantes para compreender o cenário amazônico: De acordo com o IBGE, em 2020 a região teve um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de R$ 339 bilhões, o que representa cerca de 7,2% do PIB nacional.

Acerca das conclusões que teve ao escrever o material, comentou que foram necessários estudos e análises de dados que mostram como a economia, educação e saúde estão interligadas e que, consequentemente, influenciam no desenvolvimento regional.

"A partir disso, foram levantadas possíveis soluções e mecanismos que a utilização de dados pode trazer para impulsionar a economia na região amazônica, tais como a identificação de oportunidades de negócios, aprimoramento de políticas públicas, investimentos em educação e formação de mão de obra qualificada, além de medidas para melhorar a infraestrutura de saúde. Essas soluções foram embasadas em pesquisas e experiências já realizadas em outras regiões do país e do mundo, bem como em projetos pilotos que estão em andamento na região amazônica", frisou. 

Importância

A dimensão em torno da ciência de dados também mostra que em particular, a ciência de dados pode ser útil para identificar oportunidades de investimento, em setores-chave da economia na região, como o turismo sustentável, a produção agroflorestal e a exploração de recursos naturais de forma sustentável.

Contudo, o professor destaca que é preciso entender a dimensão destes números para que haja o devido planejamento das políticas econômicas na região.

"Isso pode ocorrer por diversos motivos, como falta de acesso a esses dados, falta de capacidade técnica para trabalhar com eles ou mesmo falta de interesse em utilizá-los de forma estratégica. Por isso, é importante conscientizar os gestores públicos e empresários sobre a importância da ciência de dados para o desenvolvimento econômico da região e investir em capacitação técnica para lidar com essas informações", comentou.

*Por Renato Menezes, do g1 Acre

Veja mais notícias sobre EconomiaAcre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/