Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Dia Mundial do Rock: conheça a cena do estilo em Manaus

Dia Mundial do Rock: conheça a cena do estilo em Manaus
Dia 13 de julho é o consagrado Dia Mundial do Rock. O estilo musical que nasceu na década de 1940, nos Estados Unidos, como rock and roll, chegou ao Brasil pouco tempo depois, já na década de 1950. A guitarra é o instrumento chave do ritmo, que encanta pelo estilo rebelde de se vestir, pesando sempre o tom preto, camisas de bandas, adereços metálicos e simbólicos, e algumas vezes cabelos e unhas também pintados de preto, ressaltando a identidade de um verdadeiro rockeiro.


Em Manaus, segundo o radialista e pesquisador musical Marco Antônio, o cenário do rock nasce ainda em 1960, após uma apresentação de abertura de show, no Teatro Amazonas.


"O registro mais aproximado aconteceu nos anos 60, quando Joaquim Marinho, junto com alguns amigos de escola, abriram o show de Sergio Murilo (um dos pioneiros do rock no Brasil) no Teatro Amazonas. Na ocasião, Joaquim Marinho cantou músicas de Elvis Presley e Pat Boone. E também foi Joaquim que apresentou o rock and roll para os moradores de Manaus através do seu programa Chegou a Hora do Rock, na rádio Baré", conta.


Da década de 1940 pra cá, o cenário do rock em Manaus, só cresceu, e segundo Marco, as bandas autorais tem ganhado mais espaços.


"A cena rock de Manaus é bastante movimentada, e pode ser comprovada pela movimentação dos locais que abrem espaço para o estilo e pelo público que comparece a shows internacionais e nacionais, como aconteceu recentemente com Nepalm Death e os irmãos Cavaleras (Sepultura), e com várias bandas se apresentando quase todo fim de semana, incluindo bandas com trabalhos autorais, que têm ganhado espaço nas casas de shows. Mais ainda predomina as bandas covers. Em termos de gravações, a primeira banda autoral do amazonas a lançar um EP foi a Flash, superbanda de rock clássico formada por Beto Rock (guitarra e vocal), Sergio White (bateria e vocal), Beto Lee (baixo) e Ali (teclados)", lembra.


Uma das bandas que se destacam pelo trabalho autoral está a Pacato Plutão, criada em 2012 com o encontro dos amigos Marcelo Seráfico, Cynara Lima e Leonardo Lima. 
Foto:Divulgação/Pacato Plutão

"Nós sempre trabalhamos com músicas autoral, não só nesse trabalho da Pacato, mas em outras bandas que passamos. E hoje, com as mídias digitais, usamos essas plataformas para divulgação no mercado local e também para outras pessoas que podem ter acesso ao nosso material, mas fazemos shows em bares e festivais, e lá temos a divulgação de nossos discos. Fazemos música pela música, pelo amor que temos, porque dinheiro não rola, as vezes estamos pagando para tocar, quando consideramos os custos, mas é por amor", conta Leonardo.


No cenário de rock covers em Manaus, a Lótus se destaca por ser um banda formada em 2012 só por mulheres. 
Foto:Divulgação/Lótus

"A Banda Lótus foi criada apenas com o propósito de fazer um tributo a uma banda. No entanto, com o decorrer do tempo e com a amizade criada, houve a aproximação dos atuais integrantes, que encontraram em si a vontade de levar a banda em frente. A banda possui cinco integrantes, sendo cada uma, parte essencial para a composição da proposta da banda, a qual consiste em levar ao público o bom e velho rock com um sutil toque feminino. O nome da banda, tem origem na flor, que é conhecida por se destacar formosa e bonita em um ambiente pouco propício, além de ser dificilmente encontrada. Essa analogia é feita pelo fato de Manaus, ser um ambiente bastante difícil para que bandas locais cresçam, tendo em vista o pouco investimento da cidade nesta área. O nome em si, já representa a fé que a banda obtém de conseguir crescer neste local", diz em nota, a assessoria da banda.


A Banda Ordenados faz o estilo rock gospel. A mesma sonoridade, mas a letra focada em propagar o evangelho através das boas novas do cristianismo.


"A Ordenados surgiu quando estávamos em um esquenta antes de irmos ao show da banda cristã P.O.D, em Manaus, há 6 anos. E escolhemos o rock pois gastamos desde a adolescência, e sempre tivemos esse apreço e o carinho pelo estilo, que traz letras com verdades, e nós cristãos prezamos por verdade, pregamos sobre Cristo, cruz, arrependimento, e falamos da realidade de que existe o inferno. A música é nossa melhor 'arma' para pregarmos o evangelho", conta John Victor, vocalista da banda, lembrando que "ainda encontra resistência de algumas igrejas quanto ao estilo musical". 
Foto:Divulgação/Ordenados

Há, em Manaus, alguns locais que apresentam o rock aos clientes, entre bares, restaurantes e casas de shows, segue algumas dicas de onde encontrar a galera do rock.


Porão do Alemão
Bandas de rock em clima intimista, drinques e petiscos, como salsichão e bandeja de frios, e iluminação baixa.


Horário: quarta a sábado, a partir das 19h
Endereço: Tv. Ponta Negra, 1986 - São Jorge
Telefone: (92) 98127-0439


Ferrugem Rock Gourmet
Boteco com almoço executivo, petiscos com toque gourmet, rock nas caixas, mesas no píer e clima descontraído.


Horário: segunda à sábado, a partir das 8h
Endereço: Av. Pedro Teixeira, 1000 - Dom Pedro
Telefone: (92) 98137-5497


Red Dog
Bar com variedade de drinques, cervejas e aperitivos, atmosfera alternativa e noites com shows de rock.


Horário: quinta à segunda, a partir das 19h
Endereço: Rua Rio Içá, 1012 - Nossa Sra. das Gracas
Horário: abre às 19:00
Telefone: (92) 98409-2780


Bar do Braga

R. Belo Horizonte, 636 - Adrianópolis
Horário: segunda à sexta, de 17:00
Telefone: (92) 98838-1930


Vikings Rock Bar

R. 3, 21 - Cidade Nova
Horário: terça a domingo, a partir das 16h
Telefone: (92) 98108-8387


Bar do Cabelo

Endereço: R. Marquesa de Santos, 33 - Coroado
Horário: segunda a sábado, a partir das 10h
Telefone: (92) 99504-8543








Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/