Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 20 Junho 2021

Desde 2018, janeiro teve a menor área desmatada da Amazônia

De 2018 para cá, o mês de janeiro apresentou a menor área de alertas de desmatamento, na Amazônia. A informação é do Ministério da Defesa, que leva em conta os dados do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Em janeiro deste ano, por exemplo, a área de alertas de desmatamento foi 70% menor que a de janeiro do ano passado.

Para o Ipam, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, a notícia merece ser comemorada se os números se consolidarem.

O governo federal atribui a redução a atuação do Conselho da Amazônia Legal, na região e também a ação das forças armadas na Operação Verde Brasil.

Foto: Divulgação / Ibama

 Os militares que atuam na fiscalização apreenderam mais de 300 mil metros cúbicos de madeira, além de um alto número de embarcações, tratores e aviões ou helicópteros desde maio de 2020. Tudo isso somou a arrecadação de multas, superior a R$3 bilhões, de acordo com o Ministério da Defesa.

Na última quinta-feira (11), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, anunciou que a operação Verde Brasil vai ser encerrada na região, no dia 30 de abril. Com isso, a fiscalização deve voltar para as mãos de órgãos civis de fiscalização, ligados a ministérios, a exemplo do Ibama ou ICMBio.

Veja mais notícias sobre NotíciasAmazôniaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 20 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/