Desde 2018, janeiro teve a menor área desmatada da Amazônia

Informação é do Ministério da Defesa após análise de dados do INPE

De 2018 para cá, o mês de janeiro apresentou a menor área de alertas de desmatamento, na Amazônia. A informação é do Ministério da Defesa, que leva em conta os dados do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Em janeiro deste ano, por exemplo, a área de alertas de desmatamento foi 70% menor que a de janeiro do ano passado.

Para o Ipam, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, a notícia merece ser comemorada se os números se consolidarem.

O governo federal atribui a redução a atuação do Conselho da Amazônia Legal, na região e também a ação das forças armadas na Operação Verde Brasil.

Foto: Divulgação / Ibama

 Os militares que atuam na fiscalização apreenderam mais de 300 mil metros cúbicos de madeira, além de um alto número de embarcações, tratores e aviões ou helicópteros desde maio de 2020. Tudo isso somou a arrecadação de multas, superior a R$3 bilhões, de acordo com o Ministério da Defesa.

Na última quinta-feira (11), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, anunciou que a operação Verde Brasil vai ser encerrada na região, no dia 30 de abril. Com isso, a fiscalização deve voltar para as mãos de órgãos civis de fiscalização, ligados a ministérios, a exemplo do Ibama ou ICMBio.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festival Amazônia Mapping reúne atrações internacionais em Belém; confira a programação

O line-up do festival traz espetáculos de música e imagem como o Ciclope Studio, projeto de artes visuais da Bolívia e o feat entre Tambores do Pacoval e Mestra Bigica.

Leia também

Publicidade