Deputados aprovam teste de Síndrome Alcoólica Fetal nas maternidades

A proposta do PL nº 281/2018, de autoria do deputado Carlinhos Bessa, que determina a realização do exame de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) nas maternidades públicas e privadas do Estado foi aprovada.

Na Sessão Ordinária, do dia 9 de setembro, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foram votados 17 Projetos de Lei (PL) e um Projeto de Resolução Legislativa, sendo todos aprovados. A reunião parlamentar foi realizada de maneira híbrida, com deputados presentes no Plenário Ruy Araújo e outros participando por meio de vídeoconferência.

Dentre as propostas aprovadas está o PL nº 281/2018, de autoria do deputado Carlinhos Bessa, que determina a realização do exame de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) nas maternidades públicas e privadas do Estado. Coincidentemente, a proposta foi aprovada na mesma data em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Durante a votação, que foi conduzida pela deputada Alessandra Campêlo, 1ª vice-presidente da Casa, o deputado Carlinhos Bessa explicou que a SAF é uma doença totalmente ligada ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez e evitável com a suspensão do consumo de álcool durante a gestação.

O deputado, que preside a Comissão de Políticas sobre Drogas da Aleam, afirmou que entre os sintomas mais comuns do SAF encontram-se o déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. “O número de mulheres dependentes de álcool, no Amazonas, é elevado, e isso acarreta problemas muito sérios”, disse, completando que “os custos para tratar esses problemas são mais elevados que realizar esse teste”. A proposta foi aprovada por unanimidade e promulgada logo após a votação. 

O PL nº 383/2020, oriundo da Mensagem Governamental nº 70/2020 também foi aprovado, autorizando o Executivo a criar Unidade Integrada de Articulação às Comunidades (UIAC). Segundo o governo, a Unidade será responsável pela coordenação, apoio, assessoria e representação governamental em projetos de desenvolvimento de comunidades e municípios do interior amazonense. A Líder do Governo na Aleam, deputada Joana Darc, na fase de discussão da matéria, destacou que o governo não está criando cargos. “Está se criando uma Unidade e remanejando cargos já existentes para atender essa demanda”, explicou.

 Homenagem
 
O Projeto de Resolução Legislativa nº 12/2020, de autoria do deputado Serafim Corrêa, aprovado por unanimidade pelos deputados, determina a entrega da Medalha Ruy Araújo ao médico e pesquisador amazonense, Marcus Luiz Barroso Barros. A medalha é a mais alta comenda concedida pela Assembleia Legislativa e é oferecida àqueles que prestam relevantes
serviços em favor do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade