Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Depressão é tema de curta-metragem que busca conscientizar jovens do Amazonas

Depressão é tema de curta-metragem que busca conscientizar jovens do Amazonas
O Setembro Amarelo é o mês dedicado a campanha de prevenção ao suicídio. Uma das principais causas que levam ao ato de tirar a própria vida é a depressão, doença considerada o mal do século. Em Manaus, jovens estudantes de Publicidade e Propaganda descreveram a doença no curta-metragem, 'Todas as minhas anotações', disponível para o público desde sábado (10).

A produção conta a história de Matheus e Iza, irmãos que acabam se deparando com situações nunca enfrentadas. Antes, muito apegados, acabam se afastando devido ao comportamento preocupante de Matheus. É quando Iza percebe que precisa reagir para a ajudá-lo.

"O vídeo surgiu de um trabalho interdisciplinar onde o tema seria livre. Em meio a nossas conversas a grande maioria optou pelo tema depressão. No começo não sabíamos ao certo o que falar dela. Eu, como iria ter que escrever o roteiro do curta, fiquei ainda meio indeciso do tema por não saber na hora como iria expressá-lo em tela. Mas no decorrer do trabalho, e estudos, aos poucos todos do grupo foram entendo e se envolvendo mais", contou o estudante Andrew de Souza, responsável pelo roteiro e direção da produção. 
Isolamento é um dos sintomas da depressão. Foto: Reprodução/Youtube
Ao Portal Amazônia, Souza contou que todo o trabalho foi um desafio e mais que um aprendizado. "Todos do grupo realmente se envolveram no trabalho desde o roteiro até a finalização dele. Entendemos mais sobre a depressão. Eu principalmente, que antes tinha um pensamento formado sobre ela, e quando o curta estava finalizado posso dizer que saí dele uma outra pessoa", revelou.

Segundo Souza, disponibilizar o vídeo na Internet é uma forma de buscar conscientizar todas as pessoas sobre os riscos da depressão e o que ela pode acarretar, como o suicídio. "Espero que a gente possa ajudar as pessoas a criarem mais empatia pelo próximo, principalmente nesse mês de setembro contra o suicídio. Falar sobre o assunto depressão, que é um dos causadores [do suicídio], é muito importante pra nós. Claro que existem outros fatores, mas queremos participar de uma pequena parcela ajudando de alguma forma com o conteúdo do curta, principalmente os jovens e achamos que assim podemos atingi-los", declarou. Assista o curta completo:O trabalho foi produzido em três semanas. Atuaram no curta Carlos Oliveira e Nathalya Brandão. A produção ficou por conta de Beatriz Castro, Juliane Ribeiro, Marcelo Schorno e Nathalya Brandão. Maquiagem por Beatriz Castro. Como assistentes Maronilson Gomes (câmera) e Beatriz Castro e Marcelo Schorno (som). Na edição de som Tharciso Yamane. Na edição e finalização do vídeo, o próprio Andrew. A fotografia foi trabalhada por Lana Santos e as artes ficaram nas mãos de Maronilson Gomes e Nathalya Brandão. Juliane Ribeiro, Lana Santos, Marcelo Schorno e Maronilson Gomes trabalharam também como operadores de Luz.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/