Defesa Civil do Amazonas articula ações para enfrentar cheia dos rios

Período de cheia dos rios já começa a afetar algumas localidades no Amazonas

A Defesa Civil do Amazonas realizou, na manhã desta quinta-feira (18), duas videoconferências com representantes das Defesas Civis dos municípios, para alinhar informações referentes à cheia dos rios e combate à pandemia e outras endemias. A primeira reunião ocorreu com os coordenadores de Envira e Eirunepé, que fazem parte da calha do Juruá. E a segunda reunião aconteceu com os representantes dos municípios de Lábrea, Beruri e Boca do Acre, que compõem a Calha do Rio Purus.
Foto: Divulgação/Defesa Civil-AM

A videoconferência foi dirigida pelo Major Hélcio Cavalcante, chefe do Departamento de Resposta de Desastre e Suporte. A reunião contou com a participação dos representantes da Defesa Civil estadual, dos municípios, do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) e agentes na coordenação da calha do Juruá.

O objetivo da reunião, realizada de forma remota com os coordenadores dos municípios, foi o de alinhar as informações referentes à cheia dos rios que já começa a afetar algumas localidades; além de obter informações referentes às ações que estão sendo executadas pelos municípios no combate e prevenção à Covid-19, bem como a situação da malária e a dengue.

Foram feitas também orientações para o informe da nova instrução normativa do governo federal que traz a alteração no prazo de instauração do processo de declaração de situação de emergência e de calamidade pública, no sistema SD2I, para 10 dias. Por considerar que a primeira resposta referente ao desastre sempre será do município. E o estado oferece o suporte nas ações complementares, necessárias para as famílias atingidas pela inundação.

Os municípios que não conseguiram participar das reuniões foram contatados via telefone para serem inteirados das abordagens realizadas: Eirunepé e Envira.

Será enviado para os municípios que não puderam participar um relatório sobre os temas e discussões abordadas na reunião de hoje.

O Cemoa realiza diariamente a atualização das informações, através da Agência Nacional de Águas (ANA), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Segue abaixo:

Municípios da Calha do Juruá em status de alerta: Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá.

Municípios da Calha do Purus em status de alerta: Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade