Contra hiperinflação, Venezuela anuncia medidas econômicas e nova moeda
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (20) um novo pacote econômico, o chamado "Madurazo". O&nbs
Redação | Atualizado
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (20) um novo pacote econômico, o chamado "Madurazo". O pacote de medidas pretende conter uma inflação de 1.000.000%, de acordo com estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e inclui o corte de cinco zeros da moeda local, que passará a se chamar bolívar soberano. As informações são da Agência Brasil.
Foto:Divulgação/Prensa Presidencial de Venezuela
O governo define o atual momento de “ponto de reflexão”. "Vamos desmontar a perversa guerra do capitalismo neoliberal”, afirmou o presidente.
Segundo as autoridades da Venezuela, haverá um novo redesenho da política fiscal e tributária do país, incluindo subsídios para a gasolina, reajustada em quatro pontos percentuais, e a definição de câmbio único, que flutuará de acordo com as definições do Banco Central Venezuelano.
Novas notas
A nova moeda venezuelana, cujo símbolo é Bs.S., tem cinco zeros a menos em comparação ao bolívar, que coexistirá para operações bancárias menores.
Foto:DivulgaçãoAs novas notas de Bolívar soberano são de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 já estão nos bancos e serão colocadas em circulação ainda nesta segunda-feira. Os símbolos das notas têm referência ao petróleo, pois a Venezuela tem grandes reservas.
Dona das maiores reservas mundiais de petróleo, a Venezuela observa o encolhimento da sua economia.
De 1913 até este ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país foi reduzido pela metade, segundo o FMI, que prevê uma inflação superior a 13.000% em 2018 e um índice de desemprego de 36% até 2022.
Superar a grave crise econômica, social e política será o maior desafio de Maduro. O que se passa na Venezuela também preocupa os países vizinhos, que estão enfrentando uma crise humanitária na região, pois eles não têm estrutura para absorver os milhares de venezuelanos que fogem da hiperinflação e do desabastecimento.
saiba mais
ONU comemora abertura da fronteira brasileira para venezuelanos
Equador declara emergência devido à entrada de imigrantes venezuelanos
Em protesto, moradores expulsam venezuelanos de Roraima
Presidente se reúne com ministros em busca de alternativas para venezuelanos
Venezuela prende 6 envolvidos em suposto atentado contra Maduro
Venezuela informa ter identificado suspeitos de atentado contra Maduro
As inscrições vão até o dia 16 de abril. As aulas são destinas as crianças e adolescentes com idades de 6 a 17 anos moradoras dos bairros Mauazinho e Zumbi dos Palmares.
Comentários: