Durante o semestre, com início em 29 de março, os modelos de ensino poderão ser remoto, híbrido e presencial
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), anunciou o início do semestre letivo 2020/1 para o dia 29 de março de 2021. A data ainda deve ser analisada pelo Conselho Universitário (Consuni) para aprovação oficial.
A decisão foi tomada durante quarta sessão do Conselho, no dia 11 de fevereiro, e faz parte da resolução que dispõe sobre as diretrizes de retorno das atividades acadêmicas da graduação e do Calendário Acadêmico. Conforme a decisão, o ano civil de 2021 terá três semestres letivos, cada um com 90 dias, referentes à 2020/1, 2020/2 e 2021/1.
De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação e membro do Consepe, professor David Lopes, o conselho deliberou que os modelos de ensino poderão ser remoto, híbrido e presencial.
“A escolha do modelo dependerá de cada unidade, devendo os colegiados aprovarem nos planos de ensino o modelo que será adotado em cada disciplina. Os docentes deverão distribuir as atividades de acordo com a necessidade de cada disciplina, essa distribuição deverá ser apresentada no plano de ensino e ter a aprovação do colegiado do curso”, explicou o pró-reitor.
Ainda conforme a Ufam, o Conselho Universitário (CONSUNI) deverá se reunir para decidir sobre a suspensão das atividades administrativas presenciais, bem como das atividades acadêmicas de graduação presenciais ou não presenciais.