Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Julho 2020
chatbot-health-tech

Conheça as pancs, frutas e legumes aliadas no fortalecimento do sistema imunológico

No meio de tantas promessas de chás milagrosos para combater o novo coronavirus, o Portal Amazônia procurou especialistas na área de saúde para falar sobre algumas pancs, frutas e legumes que podem ser uma ótima alternativa para ajudar aumento da imunidade. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) são pouco aproveitadas por conta de sua origem, porém possuem um alto valor nutricional.

Para a farmacêutica Larissa Prado, que atua na Secretaria de Saúde do Estado (Susam), é sempre importante termos cautela quando falamos de COVID-19, mas buscar o fortalecimento da imunidade é sempre uma alternativa boa. 

(Foto: Reprodução/Internet)

"A imunidade é um mecanismo de defesa contra corpos estranhos, e o sistema imunológico é o responsável por desencadear esse processo de defesa e manter o equilíbrio funcionamento do organismo. O que seria então uma baixa imunidade? Uma disfunção nas nossas defesas. O que pode causar doenças em geral", explica.

Larissa então dá dicas do que poderia ser feito para melhorar essa baixa imunização: "Principalmente o aspecto de ingestão de alimentos, como frutas e verduras, que são ricos em cobre, zincos, probióticos, etc. Mas a questão é onde encontrar isso. Na realidade a nossa alimentação já é bastante rica dessas coisas, só que em proporções menores e às vezes sem muita variedade", disse Larissa.

É aí que entra a proposta das pancs, já que elas possuem uma grande variedade de nutrientes necessários para o fortalecimento do corpo. Pensando nisso, Larissa preparou uma lista dessas opções.

Maná Cubiu – a planta Maná Cubiu alivia a dor de cabeça, atua no sistema digestivo e alivia perturbações gastrointestinais. A medicina utiliza o fruto como antidiabético e até para tratamento de queimaduras.

Mamão – o mamão verde contém a enzima da papaína tem um efeito bem mais ativo sobre o sistema que a da fruta já madura. Por isso seu consumo têm ajudado a corrigir irregularidades intestinais, incluindo úlceras e outras condições mais sérias, em um tempo relativamente curto.  

(Foto: Reprodução/Internet)

Batata doce – ótima ação medicinal e pra garganta. Além das suas folhas, os brotos são comestíveis após breve cozimento e têm um sabor irresistível, além de ser muito nutritivo. Essa panc da vez é riquíssima em nutrientes e antioxidantes.Tanto as folhas como as raízes podem ser utilizadas em chás e tem potencial anti-inflamatório, diminuem o inchaço do corpo e fortalecem o sistema imunológico. Seus nutrientes auxiliam no combater a ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar.

Crista de Galo - é uma flor que chama atenção pelo seu belo colorido, rico em ferro vitamina A e C, a planta é utilizada como verdura e ingerida em diversas preparações tais como saladas e diversos acompanhamentos de variadas receitas culinárias. As flores podem ser utilizadas em galinhadas e suas sementes para acompanhamento de arroz e saladas. Ela é usada na medicina popular para alívio de doenças respiratórias tais como tosse e bronquite, além de conter propriedades antissépticas para lavar feridas e doenças da pele. Em forma de chá alivia dores de cabeça, aftas, melhora a saúde do intestino, prisão de ventre e previne a insônia. Como emplastro, para uso externo, auxilia na cicatrização de feridas e machucados.

Manual de instruções

O "Manual de hortaliças não-convencionais", lançado em 2010 pelo Ministério da Agricultura compila 23 espécies vegetais com partes comestíveis, entre raízes, rizomas, túberas, frutos, folhas e flores. Já o livro "Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil", lançado em 2014 por ValdelyKinupp e HarriLorenzi, apresenta 351 espécies com descrição de características e fotografias para facilitar a identificação botânica, além de dicas de uso culinário.

Pancs na sua mesa

Você pode adquirir algumas pancs prontas para consumo no site: kinupp.com.br ou no Sítio Panc administrado pelo pesquisador ValdelyKinupp, maior especialista na área. Através do instagram @geleiapanc você também pode fazer encomendas para acrescentar na sua alimentação.

Os restaurantes Kashiri e Casa da Palminha também fazem refeições utilizando as Pancs. Alguns supermercados na cidade também vendem as opções, como o Hortiquário Supermercado no Vieiralves e o HotiQually Empório, graças a rede Maniva. Produtores rurais em feiras de orgânicos pela cidade também vendem as pancs. 

Veja mais notícias sobre Notícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Julho 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection