Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Temperatura permanece estável nos próximos dias em Manaus, afirma Inmet

Temperatura permanece estável nos próximos dias em Manaus, afirma Inmet
Com temperatura entre 26°C e 35°C nos últimos dias, o calor intenso em Manaus tem incomodado. As reclamações tomaram as redes sociais com a combinação das hashtags #calor e #Manaus, além dos já familiares memes referentes ao calor típico da cidade. Segundo o meteorologista no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro, as altas temperaturas registradas nos últimos dias em Manaus e região metropolitana, são esperadas neste período. 
Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter 
Foto: Reprodução/Facebook
O período, referente ao mês de outubro, é "considerado de transição entre as estações seca (ou menos chuvosa) e a chuvosa", explicou. Ribeiro informou que neste período é normal dias bastante secos e quentes, que lembrem o "verão amazônico". "Assim como também é comum termos dias com bastante nebulosidade, chuva e temperaturas mais amenas, comuns ao também popular 'inverno amazônico'", destacou.

Apesar do El Niño ter influenciado nas altas temperaturas do ano passado até o início deste ano, o meteorologista afirma que a região passa por um momento "neutro", mas com possibilidades da ocorrência de um fenômeno La Niña, que resfria as águas do oceano Pacífico e provoca secas.Dados do Inmet mostram que a maior temperatura registrada em 2016 ocorreu em 18 de janeiro, quando o termômetro marcou 37,0°C. Em seguida: 11 de janeiro, com 36,9°C; 19 de agosto, com 36,8°C; este domingo (16), com 36,4°C; e dia 17 de agosto, com 36,2°C. Ribeiro informou ainda que a previsão para os próximos dias em Manaus "é de tempo estável com pequena possibilidade de chuvas em áreas isoladas no período da tarde, devido as altas temperaturas". A temperatura registrada nesta segunda-feira (17), alcançou a de domingo, com 36,4°C de máxima temperatura do ar. Em 2015 o recorde de calor foi registrado em 22 de outubro, quando a temperatura chegou a 38,9º C. Esta é alta temperatura mais alta registrada em 90 anos, desde que as medições começaram em 1925. A temporada de chuvas no Estado inicia apenas em dezembro e se estende até abril.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/