Temperatura permanece estável nos próximos dias em Manaus, afirma Inmet

Com temperatura entre 26°C e 35°C nos últimos dias, o calor intenso em Manaus tem incomodado. As reclamações tomaram as redes sociais com a combinação das hashtags #calor e #Manaus, além dos já familiares memes referentes ao calor típico da cidade. Segundo o meteorologista no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro, as altas temperaturas registradas nos últimos dias em Manaus e região metropolitana, são esperadas neste período. 

Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter 
Foto: Reprodução/Facebook
O período, referente ao mês de outubro, é “considerado de transição entre as estações seca (ou menos chuvosa) e a chuvosa”, explicou. Ribeiro informou que neste período é normal dias bastante secos e quentes, que lembrem o “verão amazônico”. “Assim como também é comum termos dias com bastante nebulosidade, chuva e temperaturas mais amenas, comuns ao também popular ‘inverno amazônico'”, destacou.

Apesar do El Niño ter influenciado nas altas temperaturas do ano passado até o início deste ano, o meteorologista afirma que a região passa por um momento “neutro”, mas com possibilidades da ocorrência de um fenômeno La Niña, que resfria as águas do oceano Pacífico e provoca secas.

Dados do Inmet mostram que a maior temperatura registrada em 2016 ocorreu em 18 de janeiro, quando o termômetro marcou 37,0°C. Em seguida: 11 de janeiro, com 36,9°C; 19 de agosto, com 36,8°C; este domingo (16), com 36,4°C; e dia 17 de agosto, com 36,2°C. Ribeiro informou ainda que a previsão para os próximos dias em Manaus “é de tempo estável com pequena possibilidade de chuvas em áreas isoladas no período da tarde, devido as altas temperaturas”. A temperatura registrada nesta segunda-feira (17), alcançou a de domingo, com 36,4°C de máxima temperatura do ar. Em 2015 o recorde de calor foi registrado em 22 de outubro, quando a temperatura chegou a 38,9º C. Esta é alta temperatura mais alta registrada em 90 anos, desde que as medições começaram em 1925. A temporada de chuvas no Estado inicia apenas em dezembro e se estende até abril.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade