Socioeducandos confeccionam próprios ovos de páscoa, em Palmas

Em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), adolescentes que cumprem medidas socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e no Centro de Internação Provisória (Ceip), em Palmas, estão participando da oficina de confecção dos próprios ovos de chocolate para a Páscoa. A oficina, ministrada pelos professores da Escola Estadual Mundo Sócio do Saber, que funciona dentro do Case, é integrante do projeto Semana da Páscoa e faz parte do plano de ação e do projeto político-pedagógico da unidade educacional.

Mais de 60 socioeducandos estão participando, entre meninos e meninas, divididos em grupos de três a quatro adolescentes por vez. A oficina teve início nesta quinta-feira, (23), e segue até a próxima segunda-feira, (26). A entrega dos ovos acontecerá em um evento em comemoração à Páscoa, também promovido pela Escola, na quarta-feira, 28, com recital de poesia e sarau literário.

Foto: Divulgação
Para a diretora da escola, Valdelisce Ramos de Araújo, a intenção é que o projeto seja feito de forma continuada, todos os anos, e possa trazer a energia da Páscoa para as unidades por meio da confecção de ovos de chocolate e a interação entre adolescentes e socioeducadores. “Ano passado, fizemos também a oficina, e percebemos o entusiasmo dos adolescentes em continuar participando e aprender como fazer, além de ter mais contato com os socioeducadores”, explicou.

Ainda de acordo com a diretora, a oficina é multidisciplinar e busca ensinar, aos socioeducandos, as técnicas de fabricação dos seus próprios ovos de chocolate. “Tínhamos o hábito de comprar ovos para os adolescentes, e, agora, ao invés de comprarmos, estamos ensinando, a eles, como confeccionar. Eles até achavam que era difícil, aí quando terminavam de fazer e viam a facilidade do processo, ficavam curiosos em saber por quanto poderia ser vendido, o preço de mercado. Esperamos que eles possam aprender e até gerar renda utilizando as técnicas ensinadas aqui”, ressaltou.

O adolescente M.C.L, de 17 anos, disse que foi a primeira vez que ele fez seu próprio ovo de páscoa. “É interessante o jeito de fazer os ovos, é bem fácil e eu nunca tinha feito. Agora, vou ter meu chocolate de páscoa e eu mesmo quem fiz, isso é legal e diferente”, frisou.  

Os ovos confeccionados têm 100g cada e os adolescentes poderão usufruir do próprio trabalho no evento de quarta-feira, 28, em comemoração à Páscoa. A oficina acontece anualmente e tem a participação de 100% dos jovens que cumprem medidas socioeducativas em Palmas.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade