Segurança dos passageiros é pauta da Operação Círio 2016

Mais uma reunião sobre as providências a serem tomadas em relação à segurança de passageiros, que tem um grande acréscimo durante a festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em outubro, foi realizada durante essa semana, na sede da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon). Desta vez, o encontro foi com representantes dos órgãos do setor de segurança do Estado.
Participaram do encontro os diretores da Arcon, o diretor geral Bruno Guedes, e o de Normatização e Fiscalização, Karim Zaidan, e assessores da área do transporte hidroviário, e representantes da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), da Polícia Militar/Grupamento Fluvial e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que participou pela primeira vez desse tipo de reunião na Arcon-PA.

Foto: Divulgação
A grande preocupação de todos continua sendo o momento do desembarque dos passageiros em Belém e os primeiros deslocamentos deles na cidade, no entorno dos portos.
As sugestões dos operadores, apresentadas na reunião foram entregues aos representantes do Grupamento Fluvial da Polícia Militar do Estado. A Arcon vai encaminhar aos policiais e também à Semob toda a programação, que foram fornecidos pelos operadores, de chegadas e partidas de barcos e navios, durante o período do Círio de Nazaré. Semob e PM poderão assim se organizar e fazer um planejamento de rondas e orientações do trânsito às proximidades dos portos, objetivando dar maior segurança aos usuários.
Os portos com maior volume de passageiros nessa época são o Terminal Hidroviário de Belém; os portos Jarumã e Arapari, na rua Siqueira Mendes, e Brilhante, todos no bairro da Cidade Velha; o porto da Amazon Navegação, no Ver-o-Peso; e alguns portos da avenida Bernardo Sayão.
A Arcon vai receber o planejamento de viagens extras e elas já irão constar do planejamento de todos os envolvidos na Operação Círio. A Agência reforçou que entre as 4h e meio dia de cada dia, devido ao aumento de fluxo de passageiros durante a quadra nazarena, as partidas dos barcos terão uma tolerância de 30 minutos até que todos estejam embarcados.
Para Karim Zaidan, é muito importante o diálogo com todas as entidades envolvidas na Operação Círio. “Estamos num diálogo aberto com as entidades que cuidam da segurança dos passageiros. Nosso intuito é trabalhar em conjunto e assim proporcionar mais segurança aos que se deslocam de suas cidades para Belém”, afirmou.
A Arcon também solicitou que a CPH forneça à PM e Semob os horários de chegada de transporte hidroviário interestadual, que não é da competência da Arcon – que cuida do serviço intermunicipal -, mas que merece a atenção de todos para o êxito maior da operação.
A Operação Círio da Arcon-PA, integrada a outros órgãos de segurança, começa na segunda-feira, dia 3 de outubro e se prolonga até o Recírio, no dia 24 do mesmo mês. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade