Rio Juruá começa a subir após vazante histórica

Foto: Divulgação/Agência Acre

O rio Juruá dá sinais de recuperação após a maior vazante da história. No último dia 17 de setembro, o manancial atingiu 2,29 metros (m), o menor nível já registrado desde que a Agência Nacional de Águas (ANA) passou a monitorá-lo, em 2011. Nesta quinta-feira(6), o rio atingiu 2,98 m.

Segundo o chefe de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Amazonas, André Santos, o período de chuvas já começou na região. “O rio Juruá tem um comportamento muito parecido com o do Purus. Na região começaram as chuvas, o índice do Purus começou a subir e isso provavelmente vai se refletir no Juruá”, disse. Ainda segundo o CPRM, há previsão de chuva no período de 6 a 14 de outubro na região da calha do Juruá.

O rio Juruá nasce no Peru e é um dos afluentes da margem direita do rio Solimões. No Acre, ele passa pelas cidades de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves. No Amazonas, passa por Eirunepé, Envira, Carauari, Ipixuna, Guajará, Juruá, Itamaraty.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade