Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Policlínica Metropolitana de Belém retoma atendimentos exclusivos para Covid-19

A Policlínica Metropolitana de Belém retomou neste sábado (06) os atendimentos exclusivos para casos leves e moderados de Covid-19. Essa é mais uma estratégia do governo estadual para conter o avanço do coronavírus no Pará.

"O governo do Estado, por meio da Sespa, está regularmente avaliando o cenário da Covid-19 no Estado e devido ao aumento no número de casos suspeitos da doença avaliamos como importante retomar os atendimentos desse perfil na unidade como parte da estratégia para conter os casos e desafogar a rede hospitalar", afirma o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho

A unidade tem capacidade para realizar de domingo a domingo 600 atendimentos diários de portas abertas, ou seja, o paciente pode procurar o local sem ter encaminhamento médico prévio. Na manhã deste sábado (6), o local realizou 208 atendimentos.

Foto: Alex Ribeiro - Agência Pará

"Assim, nós esperamos conter a disseminação do vírus e diminuir as taxas de contágio e fazer com que os nossos hospitais de referência como Aberlado Santos, Metropolitano, Galileu e Jean Bitar, por exemplo, não sejam utilizados para atender exclusivamente Covid-19. Estamos trabalhando fortemente com o giro de leitos e altas para que não tenhamos que chegar ao ponto de virar a chave dessas unidades como foi feito ano no passado", destacou o secretário adjunto de Saúde do Pará, Sipriano Ferraz.

"A estratégia é poder ampliar o número de atendimentos para que possamos com conforto e responsabilidade garantir que aquelas pessoas que estão com sintomas de Covid-19 possam ter um atendimento rápido e, com os laudos, encaminharmos para o devido atendimento e tratamento. Estamos ampliando as ações da Policlínica e, além disso, também estamos ampliando a oferta de leitos clínicos e de UTI para garantir em todo o Estado, que todos os que precisam do sistema público de saúde possam ser atendidos com qualidade", enfatizou o governador Helder Barbalho, que visitou a Policlínica Metropolitana neste sábado para acompanhar a retomada dos serviços.

Antes do início das atividades, o secretário adjunto, Sipriano Ferraz, deu orientações a equipe sobre o atendimento aos pacientes. Ele explicou o fluxo à equipe e pediu um trabalho cuidadoso e humanizado, que acolha os pacientes e os tranquilize.

Foto: Alex Ribeiro - Agência Pará

"É muito importante ressaltarmos que mais uma vez o governo do estado está se antecipando e tomando medidas preventivas para evitar o colapso do sistema de saúde. Dentro da nossa estratégia de gestão nós estamos com as unidades das policlínicas voltadas para os casos leves e moderados suspeitos de Covid-19, ou seja, todo o paciente gripado tem indicação de ir à policlínica, ser atendido e avaliado pelo médico para que, se necessário, seja prescrito o medicamento adequado", observou Ferraz. 

No ano passado, a Policlínica Metropolitana de Belém já havia realizado atendimentos exclusivos para casos leves e moderados de Covid-19. O atendimento iniciou em 21 de abril e a unidade retomou seu perfil de atendimentos em 30 de junho de 2020. Durante este período a Policlínica realizou cerca de 44 mil atendimentos.

Policlínica Metropolitana de Belém - Av. Doutor Freitas, s/n.
Horário: de 8h às 17h de segunda-feira a domingo.
Capacidade: 600 atendimentos diários.

Veja mais notícias sobre CidadesSaúde.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/