Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Pará reforça diálogo com ONU Habitat e busca parcerias para novos investimentos

Pará reforça diálogo com ONU Habitat e busca parcerias para novos investimentos
O governador do Pará, Simão Jatene, se reuniu com os principais interlocutores da ONU Habitat, durante o segundo dia da III Conferência das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável, em Quito, capital do Equador. Nos encontros, que ocorreram durante esta terça-feira (18), Jatene reforçou o diálogo permanente que vem tendo com a instituição, dentro do projeto Pará Sustentável, que tem ações no âmbito econômico e social, com enfoque na sustentabilidade.

Jatene esteve reunido com o  diretor regional do Escritório para América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat), Elkin Velásquez, que reforçou o interesse para manter e reforçar o apoio que vem sendo dado ao Pará. O governador também esteve com Eduardo Moreno, diretor de pesquisa e capacitação da ONU Habitat. Moreno é um dos principais “heads”, ou “cabeças” da instituição, e já trabalhou e desenvolveu pesquisas sobre políticas públicas urbanas. Ele volta a se reunir com a equipe do Pará nesta quarta-feira (19), antes da mesa de debates sobre desenvolvimento sustentável nas cidades da Amazônia, da qual o Pará vai participar.

Em seguida, o governador do Pará se reuniu com Claudio Acioly, chefe de Treinamento e Desenvolvimento de Capacitação da ONU Habitat, que já esteve no Pará e estará acompanhando a implementação de projetos com foco no desenvolvimento harmônico sustentável no Estado, atuando em conjunto com o governo.

“Atualmente precisamos empoderar cada vez mais o cidadão e garantir para as pessoas os mecanismos para que elas acompanhem as ações dos governos, não apenas para avaliar, mas principalmente para contribuir com a plena execução e melhor aproveitamento dos recursos públicos”, disse. Acioly tem mais de 30 anos de experiência ajudando a formar equipes de especialistas em diversos países. No período entre 2008-2012, foi chefe do departamento de Política de Habitação da ONU Habitat e coordenador do Programa de Direitos de Habitação Nações Unidas.

Busca por financiamento de projetos de desenvolvimento

Ainda no espaço de reuniões da ONU Habitat, Jatene se reuniu com o executivo de desenvolvimento institucional, Emil Rodriguez Garabot, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O executivo informou que o banco tem priorizado trabalhos com governos locais, especialmente com foco nas regiões metropolitanas, firmando cooperação técnica e desenvolvimento de relações institucionais. "A área metropolitana é um tema que nos interessa e podemos dialogar mais. Vamos conhecer o que vem sendo discutido no Pará e verificar aquilo que pode estar de acordo com o que o fundo vem apoiando, especialmente na busca pelo desenvolvimento sustentável nas regiões metropolitanas”, disse Rodriguez Garabot.

Agenda

Nesta quarta-feira (19), o Pará integra outra mesa internacional na III Conferência das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável. No Pavilhão Equador, um dos principais da ONU Habitat III, ocorrerá a discussão “Desenvolvimento sustentável das cidades e territórios amazônicos”, com participação da Secretaria Nacional de Planejamento e Desenvolvimento do Equador, país anfitrião do evento, e dos governos do Peru, da Colômbia e do Brasil, por meio do Ministério das Cidades, com presença da secretária nacional de Habitação, Maria Enriqueta Alves.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/