Pará reforça diálogo com ONU Habitat e busca parcerias para novos investimentos

O governador do Pará, Simão Jatene, se reuniu com os principais interlocutores da ONU Habitat, durante o segundo dia da III Conferência das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável, em Quito, capital do Equador. Nos encontros, que ocorreram durante esta terça-feira (18), Jatene reforçou o diálogo permanente que vem tendo com a instituição, dentro do projeto Pará Sustentável, que tem ações no âmbito econômico e social, com enfoque na sustentabilidade.

Jatene esteve reunido com o  diretor regional do Escritório para América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat), Elkin Velásquez, que reforçou o interesse para manter e reforçar o apoio que vem sendo dado ao Pará. O governador também esteve com Eduardo Moreno, diretor de pesquisa e capacitação da ONU Habitat. Moreno é um dos principais “heads”, ou “cabeças” da instituição, e já trabalhou e desenvolveu pesquisas sobre políticas públicas urbanas. Ele volta a se reunir com a equipe do Pará nesta quarta-feira (19), antes da mesa de debates sobre desenvolvimento sustentável nas cidades da Amazônia, da qual o Pará vai participar.

Em seguida, o governador do Pará se reuniu com Claudio Acioly, chefe de Treinamento e Desenvolvimento de Capacitação da ONU Habitat, que já esteve no Pará e estará acompanhando a implementação de projetos com foco no desenvolvimento harmônico sustentável no Estado, atuando em conjunto com o governo.

“Atualmente precisamos empoderar cada vez mais o cidadão e garantir para as pessoas os mecanismos para que elas acompanhem as ações dos governos, não apenas para avaliar, mas principalmente para contribuir com a plena execução e melhor aproveitamento dos recursos públicos”, disse. Acioly tem mais de 30 anos de experiência ajudando a formar equipes de especialistas em diversos países. No período entre 2008-2012, foi chefe do departamento de Política de Habitação da ONU Habitat e coordenador do Programa de Direitos de Habitação Nações Unidas.

Busca por financiamento de projetos de desenvolvimento

Ainda no espaço de reuniões da ONU Habitat, Jatene se reuniu com o executivo de desenvolvimento institucional, Emil Rodriguez Garabot, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O executivo informou que o banco tem priorizado trabalhos com governos locais, especialmente com foco nas regiões metropolitanas, firmando cooperação técnica e desenvolvimento de relações institucionais. “A área metropolitana é um tema que nos interessa e podemos dialogar mais. Vamos conhecer o que vem sendo discutido no Pará e verificar aquilo que pode estar de acordo com o que o fundo vem apoiando, especialmente na busca pelo desenvolvimento sustentável nas regiões metropolitanas”, disse Rodriguez Garabot.

Agenda

Nesta quarta-feira (19), o Pará integra outra mesa internacional na III Conferência das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável. No Pavilhão Equador, um dos principais da ONU Habitat III, ocorrerá a discussão “Desenvolvimento sustentável das cidades e territórios amazônicos”, com participação da Secretaria Nacional de Planejamento e Desenvolvimento do Equador, país anfitrião do evento, e dos governos do Peru, da Colômbia e do Brasil, por meio do Ministério das Cidades, com presença da secretária nacional de Habitação, Maria Enriqueta Alves.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

No calendário nacional, São João no Parque Anauá conta com plano integrado de segurança

No total, 180 espaços de empreendedorismo foram disponibilizados para esta edição do São João no Parque Anauá e, para garantir a tranquilidade dos visitantes, as forças de segurança estão unidas em um plano integrado.

Leia também

Publicidade