Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Pará prepara recepção de turistas para o Círio de Nazaré

Pará prepara recepção de turistas para o Círio de Nazaré
Foto:Reprodução/Agência Pará
O Pará inicia as ações de receptivo aos turistas que vão a Belém por ocasião do Círio de Nazaré, nos principais portões de entrada da capital paraense, a partir do meio dia desta terça-feira (3), com a visita da Imagem Peregrina ao Aeroporto Internacional da capital.

A mesma ação terá início no Terminal Rodoviário, nesta quarta-feira (4), e também no Terminal Hidroviário, na quinta-feira (5). O trabalho, que se estenderá até o sábado, 7, véspera da grande procissão, é feito em parceria com a Infraero, Belemtur, Sinart, Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) e Prefeitura Municipal de São Caetano de Odivelas.

A programação de receptivo dos visitantes conta com decoração temática da festividade religiosa nas áreas de desembarque de passageiros, apresentação de grupos de carimbó, distribuição de fitinhas do Círio de Nazaré e a presença de display para que os turistas possam fazer fotos para recordação ou compartilhamento em mídias sociais, além do cortejo com o Boi de Máscaras Tinga e a exposição da cultura de São Caetano de Odivelas. Ainda de acordo com a Infraero, estão confirmados 45 voos extras para o período de 2 a 13 de outubro.
Foto:Reprodução/Agência Pará
“O Círio de Nazaré é o principal produto turístico do Estado e como tal merece atenção especial da Setur, em seu Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará", explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. Ainda segundo ele, o Brasil é um país católico, no qual mais de 3% dos turistas nacionais viajam por motivação religiosa. Todos os anos são realizadas 1,7 milhão de viagens religiosas, gerando mais de R$ 6 bilhões em negócios no país, segundo o Ministério do Turismo.

"O Círio envolve toda uma cadeia produtiva, uma rede de prestação de serviços que precisa estar organizada e preparada para receber esse turista. São várias as iniciativas que desenvolvemos, como a divulgação e promoção do Círio como produto turístico junto a veículos de comunicação do Brasil e exterior, jornalistas, blogueiros, operadores turísticos nacionais e internacionais”, completa Adenauer.

Números

De acordo com pesquisa realizada em conjunto pela Setur e Dieese-PA, a estimativa do número de turistas em visita a Belém no Círio deste ano é de 77,6 mil. A previsão é de que o gasto médio destes visitantes seja de aproximadamente 29,1 milhões de dólares. Ainda segundo a pesquisa, os principais Estados emissores de turistas para o Círio em 2016 foram o Maranhão, com 17,3%, seguido do Rio de Janeiro, com 13,3% dos visitantes. Além disso, a divisão entre o público masculino e feminino foi bem aproximada no Círio do ano passado: 52,9% de homens e 47,1% de mulheres.

A faixa etária que predomina entre os turistas no Círio está entre 35 e 50 anos, com 35,4% das pessoas. No quesito faixa salarial, a maior parte dos que vêm a Belém para a festa recebe de três a cinco salários-mínimos, com 35,4%. A Basílica de Nazaré continua sendo o lugar mais visitado pelos turistas durante a festa religiosa. Aparece com 23,1%, seguida do Ver-o-Peso, com 21,4%, e da Estação das Docas, com 20,8%.

“Cabe agora ao empresariado se apoderar dessas pesquisas e fazer o recorte que cada segmento de mercado achar interessante, no sentido de potencializar cada vez mais os recursos financeiros que ficam no Estado do Pará em função do Círio de Nazaré”, conclui Adenauer Góes.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/