Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Palmas comemora 29 anos neste domingo com programação especial

Palmas comemora 29 anos neste domingo com programação especial
Neste domingo (20), Palmas, a mais nova capital planejada do país completa seus 29 anos com status de uma cidade jovem adulta e promissora. Sua última estimativa populacional já é de 286.787 habitantes. Um salto comparado aos primeiros registros populacionais de três anos após sua criação (1991), quando a recém-criada capital contava, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com pouco mais de 19 mil moradores. Números que traduzem como Palmas cresceu e agregou mais e mais pessoas.

Se por ocasião da sua criação, em 1989, os primeiros moradores eram migrantes do interior do então norte goiano e de estados dispostos a erguer os fundamentos desta cidade, hoje o que impressiona é como sua atual população é jovem. Isso porque, segundo o IBGE, 41% dos moradores da Capital tocantinense possuem, atualmente, entre 15 e 39 anos. São 117.597 adolescentes, jovens e adultos com sonhos, projetos e missões que veem em Palmas um berço de oportunidades.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas
“Em Palmas me sinto em casa, é aqui onde pretendo crescer e, por isso, acredito que é onde pretendo realizar meus sonhos”, diz, otimista, a jovem instrutora de yoga, Lila Baraky, que também completou em 2018 seus 29 anos. A instrutora é do Espírito Santo e chegou a Palmas aos seis anos. Depois de duas mudanças em diferentes épocas para São Paulo, ela voltou a Palmas com um sentimento diferente. Formada em comércio exterior, Lila, que hoje também é mãe, se divide entre aulas de yoga, atividades circenses, venda de artigos de vestuário para yoga e pós-graduação.

A prefeita Cinthia Ribeiro afirma que Palmas é uma cidade planejada, que já se aproximando dos 30 anos, tem muito ainda para crescer. “Uma das marcas que queremos para Palmas é justamente de cidade eficiência e desafiada, enquanto capital que caminha rumo à maturidade, a investir em e empreendedorismo e inovação para atender as expectativas dessa jovem sociedade tão envolvida no imediatismo”, disse.

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins
Qualidade de vida

Mesmo com a rotina dinâmica, Lila é assídua visitante de parques e praças da cidade onde se exercita, seja correndo, praticando ciclismo ou yoga.  Ela aproveita a grama e as sombras das árvores do Parque Cesamar ou do Parque dos Povos Indígenas (PPI), por exemplo, para se conectar com a natureza enquanto pratica yoga e diz que não troca esse privilégio para morar em outra cidade maior.

Essa é uma das características que atrai tantos jovens, como ela, que em plena fase de amadurecimento de sonhos, buscam em Palmas oportunidades de crescimento com as vantagens de uma cidade aberta à população. “Eu me sinto palmense. Gosto muito daqui, é uma cidade fácil de se viver, lembra uma cidade do interior com as vantagens de ser uma capital que oferece estruturas e serviços públicos. Aqui uso de tudo, da escola pública ao posto de saúde, porque é fácil, barato e funciona”, diz a jovem.

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Uma demonstração relevante disso, segundo o IBGE, é de que Palmas tem 50,4% da população ativa (fora do sedentarismo) e 79,9% de arborização nas vias públicas. Ao passo que Brasília (DF), capital também planejada e que já possui 58 anos, possui 36,9% de arborização nas vias urbanas.

Capital mais magra do País, segundo a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde (divulgada em 2017), Palmas também detém o título de capital com menor taxa de hipertensão. Reflexo do clima que construiu na cidade com a oferta de equipamentos públicos e espaços arborizados adequados para a prática de atividade física.

Programação

Neste domingo(20) a partir das 8 horas, os palmenses podem participar do corte do bolo de comemoração do Aniversário de Palmas. O corte do bolo acontecerá no Parque dos Povos Indígenas (PPI), onde a prefeita Cinthia Ribeiro participa de piquenique.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas
O tradicional bolo de aniversário está sendo produzido por um supermercado da cidade, terá a medida de um metro por 70 centímetros com três sabores (ninho, chocolate e leite condensado). Ele terá as cores da bandeira de Palmas (branco, azul e amarelo) usadas na decoração do bolo. Serão servidos ainda já cortados 1.200 pedaços de bolo gelado de coco.

"Todas as famílias estão convidadas a participar do corte do bolo que é gigante. Quem comparecer vai poder desfrutar conosco de um piquenique alegre em um ambiente saudável para famílias de Palmas", disse a prefeita Cinthia.

Haverá culto ecumênico e apresentação da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas e da Banda da Presidência da República, que também participará do Desfile Cívico Militar  às 18 horas, no Jardim Aureny III.  A Banda tem hoje um efetivo de 93 militares músicos, dos quais 50 estarão em Palmas. Atualmente é regida pelo 1º tenente Manuel Nunes Ferreira.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/