Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Operação da Polícia Federal investiga pagamento de propina em Belo Monte

Operação da Polícia Federal investiga pagamento de propina em Belo Monte
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Leviatã para cumprir seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin. A ação é referente a inquérito instaurado a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato. A investigação tramita em segredo de Justiça.

Entre os alvos da operação estão os principais envolvidos em um esquema de repasse de valores ao filho do senador Edson Lobão (PMDB-MA), Márcio Lobão, e ex-senador pelo PMDB do Pará, Luiz Otávio. A investigação apura o pagamento de propina a dois partidos políticos, no percentual de 1% sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor.
Foto: Paulo de Araújo/MMA
Os mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio de Janeiro (RJ), em Belém (PA) e Brasília (DF), nas residências e escritórios de trabalho dos investigados. Eles poderão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo a PF, o nome da operação faz referência à obra 'O Leviatã'. Nela, o filósofo político Thomas Hobbes afirmou que o 'homem é o lobo do homem', comparando o Estado a um ser humano artificial criado para sua própria defesa e proteção, pois se continuasse vivendo em Estado de Natureza, guiado apenas por seus instintos, não alcançaria a paz social.
*Com informações da Agência Brasil 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/