Justiça Eleitoral cassa candidatura do prefeito de Belém

A Justiça Eleitoral do Pará cassou a candidatura do prefeito reeleito, Zenaldo Coutinho (PSDB), e o vice, Orlando Reis Pantoja (PSD), por propaganda eleitoral irregular e abuso de poder nas Eleições 2016. A decisão do juiz da 97ª Zona Eleitoral de Belém, Antônio Cláudio Von Lhormann Cruz, não é definitiva e, enquanto o processo tramita em instâncias superiores, os dois continuam nos cargos.

Zenaldo Coutinho e Orlando Reis são acusados de prática de conduta vedada, abuso de poder político e econômico e propaganda eleitoral irregular através em redes sociais e através do departamento de comunicação da prefeitura, a Agência Belém. Se cassados, prefeito e vice se tornam inelegíveis pelos próximos oito anos.

Esta é a segunda cassação do prefeito no pleito 2016. No dia 19 de outubro o mesmo magistrado concluiu que o prefeito e o seu vice usaram o site oficial da prefeitura e os perfis em redes sociais para fazer propaganda eleitoral durante período proibitivo. Entretanto no dia 21 de outubro o magistrado voltou atrás e suspendeu a decisão, após advogados impetrarem recurso por considerarem a pena desproporcional.

A decisão é cabível de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, ambos permanecem no cargo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade