Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 14 Junho 2021

Em Belém, restaurantes voltam a funcionar no dia 1º de julho

restaurantes

A Prefeitura de Belém autorizou a abertura de restaurantes a partir do dia 1º de julho, seguindo as etapas de retomada econômica do município, de modo seguro e prudente. O anúncio foi feito após nova avaliação do comportamento da covid-19 na capital pela Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na última quarta-feira (24).

Os restaurantes reabrirão a partir do dia 1º de julho, em Belém. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)


A determinação vale para os restaurantes da área continental, ou seja, no momento ainda não é permitido o funcionamento de restaurantes localizados nas orlas, praias e ilhas.

"Estamos tendo muito cuidado de aprovar novas aberturas, a partir das avaliações dos especialistas em epidemiologia. Outras cidades abriram e voltaram a fechar", destacou Zenaldo Coutinho, referindo-se à importância em tomar as decisões a partir da avaliação das equipes de saúde.

O prefeito ressaltou ainda: "Estamos monitorando a ocupação dos leitos. Se houver um crescimento expressivo, vamos ter que recuar. As pessoas têm de saber que a doença continua dentro de Belém, mas não podemos continuar com todas as atividades econômicas fechadas". "A recomendação no momento é de não abrir as praias", completou.

Os restaurantes só poderão servir pratos prontos ou servidos à la carte. Serviços de buffet, self service, rodízio ou qualquer outro modelo de atendimento em que os alimentos fiquem expostos continuam suspensos. A abertura de bares ficará para outra etapa da retomada econômica.

As medidas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos incluem, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Município do dia 24 de junho, determinações como: funcionamento com somente 40% da capacidade, respeitando a distância entre as mesas; horário de funcionamento de 11h às 15h e de 19h às 23h; caso o estabelecimento possua espaço kids, o local deverá permanecer fechado; e disponibilizar álcool em gel a 70% na entrada do estabelecimento e orientar os clientes para a sua utilização.

Na noite da última terç (23), uma reunião entre a prefeitura, membro do Comitê Intersetorial de Retorno das Atividades Econômicas de Belém, Raimundo Sena, proprietários de restaurantes da capital e representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel-PA), para tratar do retorno das atividades dos restaurantes e dos protocolos de higiene e segurança que devem ser adotados.


Retorno 


Decisão foi tomada a partir da avaliação da Sesma e ocorrerá seguindo as etapas de retomada econômica, de modo seguro e prudente. (Foto:Divulgação/Agência Belém)

Dentro dos anúncios de retomada das atividades, Zenaldo Coutinho comunicou também sobre a liberação dos treinamentos das equipes de futebol profissional a partir do dia 29 deste mês, considerando a restrição do número de pessoas envolvidas e de acordo com protocolo de segurança aprovado pela Vigilância Sanitária, também publicados no Diário Oficial.

Inicialmente a data anunciada foi dia 1º de julho para o retorno dos treinos. Contudo, foi feito um pedido de um dos clubes de futebol e uma nova consulta com a equipe de saúde concordou em antecipar a retomada.

O horário de funcionamento do centro comercial será alterado a partir desta quinta-feira (25), com abertura às 9h e fechamento às 17h.

Veja mais notícias sobre EconomiaCidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 14 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/