Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 29 Setembro 2020

Conheça Tabatinga, no Amazonas: história e cultura da cidade é contatada por pesquisadoras da UEA

tabatinga---jpeg_00193564_0_202003121203

Com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a história e cultura do município de Tabatinga, localizado a 1.106 quilômetros de Manaus, aluna e professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB/UEA) desenvolveram mais um vídeo, como resultado de um projeto de extensão para auxiliar e capacitar docentes e discentes de instituições de ensino municipal no processo de aprendizado sobre a região. A ação contou com o apoio do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (NESAM) e a Prefeitura Municipal de Tabatinga por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Tabatinga, vista aérea. (Foto:Divulgação)

O vídeo foi produzido como resultado final do projeto de extensão "Conscietização da comunidade escolar da rede municipal de ensino sobre história e cultura de Tabatinga" e tem o objetivo de agregar conhecimento sobre a realidade local, munindo-os de instrumentos para intervenção em meios sociais e educativos, de forma a contribuir com as diretrizes e objetivos da Lei Orgânica Municipal, do Plano Diretor e da Política Municipal de Meio Ambiente.

O trabalho teve como base as descrições e iconografias de Tabatinga presentes em obras de viajantes ou militares que visitaram o local durante o século XIX e primeira metade do século XX.

"Foram selecionadas três escolas da rede municipal de ensino para participação do projeto, porém, devido a pandemia, a exposição em banners e palestras foram substituídas pela produção de vídeo com os resultados alcançados", disse o coordenador do projeto, professor Dr. Jonas Dias de Souza.

História


A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, nas fronteira Brasil – Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha.  As informações são do IBGE Cidades.


Também como postos militares de fronteira foram criadas mais tarde (década de 30 do séc XX), do lado brasileiro, Vila Ipiranga e Vila Bittencourt, os dois outros pontos povoados de maior expressão.


Tabatinga é uma palavra de origem indígena que no tupi significa barro branco de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios e no tupi-guarani quer dizer casa pequena. Formação Administrativa A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, nas fronteira Brasil – Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha.


Também como postos militares de fronteira foram criadas mais tarde (década de 30 do séc XX), do lado brasileiro, Vila Ipiranga e Vila Bittencourt, os dois outros pontos povoados de maior expressão.


Tabatinga é uma palavra de origem indígena que no tupi significa barro branco de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios e no tupi-guarani quer dizer casa pequena.

Confira o vídeo:

Veja mais notícias sobre CidadesEducação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 29 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/