Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Campanha conscientiza população de Belém para prevenção ao escalpelamento durante Círio 2016

Campanha conscientiza população de Belém para prevenção ao escalpelamento durante Círio 2016
Em Belém, a Campanha de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento é uma das ações realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Comissão de Enfrentamento dos Acidentes de Motor com Escalpelamento (CEEAE) durante o Círio 2016. A campanha acontece até esta quinta-feira (6) em portos, rios, furos e Igarapés.

Segundo a coordenadora estadual de Mobilização Social, Socorro Silva, a campanha tem o objetivo de fortalecer e conscientizar a população sobre a prevenção a este tipo de acidente. “Além da conscientização pública, a campanha também visa o fortalecimento das parcerias com gestores locais e sociedade civil, bem como a política estadual de enfrentamento aos acidentes de motor com escalpelamento e ainda a política de assistência e direitos”, afirmou.

O trabalho consiste na orientação aos ribeirinhos, principalmente os romeiros que participarão dos festejos do Círio de Nazaré, acerca das medidas preventivas dos acidentes de motor com escalpelamento. Neste mês, devido aos festejos do Círio, o fluxo dos ribeirinhos aumenta significativamente em todas as regiões com influência hidrográfica, principalmente no Marajó e Baixo Tocantins. Por isso, a atenção de todos deve ser dobrada, principalmente com as crianças e mulheres, que são as maiores vítimas de escalpelamento.

A campanha, iniciada no dia 27 de setembro, está sendo realizada nos 10 municípios paraenses com maior registro de acidentes em pequenas embarcações, conforme o Plano Estadual 2016/2017, que são: Abaetetuba, Cametá, Curralinho, Breves, Portel, São Sebastião da Boa Vista, Melgaço, Bagre, Oeiras do Pará, Belém/Ilhas, além dos portos. “A ação inclui intensas atividades, como distribuição de material educativo nos portos e palestras para o ensino infantil e fundamental das escolas localizadas em comunidades ribeirinhas”, reforçou Socorro Silva.

Prevenção

O Governo do Pará, por meio da Coordenação Estadual de Mobilização Social, vinculada ao Departamento de Políticas de Atenção Integral à Saúde, tem intensificado as ações de prevenção em todo o Estado, principalmente nas localidades ribeirinhas. Segundo levantamento referente ao período de 1997 a 2012, 85% dos acidentados são com pessoas do sexo feminino - e destes, 65% são crianças.
Em 2015 foram registrados 11 casos de escalpelamento em todo o Estado. Neste ano, até o momento há quatro registros. Normalmente, há maior ocorrência no mês de julho, mas não houve nenhum caso registrado neste ano. Para reduzir o índice dos acidentes nos períodos de maior incidência e evitar a ocorrência de novos casos, no decorrer do ano as ações continuam por meio da conscientização e sensibilização de passageiros e proprietários de embarcações dos mais distintos municípios e ilhas do entorno da grande Belém.
Uma conquista importante não só para a medicina, mas principalmente para a qualidade de vida de vítimas de escalpelamento ocorreu no dia 5 de agosto, data em que é comemorado o Dia Nacional da Saúde, foram realizadas na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, as duas primeiras cirurgias realizadas no Brasil de implante de próteses auriculares (de orelhas) em duas mulheres escalpeladas.
A meta do Governo do Pará é beneficiar 57 mulheres e um homem que tiveram as orelhas amputadas, juntamente com o couro cabeludo, em decorrência de acidentes com eixo de motor de embarcações. Serão implantadas 66 próteses. E para acolher melhor as vítimas e, também seus acompanhantes, foi criado o “Espaço Acolher”, que abriga pacientes e membros da família durante o tratamento.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/