Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

45 mil eleitores do Acre não votarão por falta de cadastro biométrico

45 mil eleitores do Acre não votarão por falta de cadastro biométrico
No Acre, cerca de 45 mil eleitores não realizaram o cadastramento por biometria e estão impossibilitados de votar. Na biometria, o eleitor é identificado por meio da impressão digital.

De acordo com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre, Carlos Venícius Ribeiro, a medida serve para fazer limpeza no cadastro eleitoral, retirando eleitores que há muito tempo não votam, seja por falecimento ou por mudança de estado e até mesmo por possíveis fraudes. Ele destaca que a maioria dos títulos cancelados são de eleitores que deveriam ter feito a biometria e não fizeram.

"A gente imagina que são eleitores que se mudaram de um estado para outro, não fizeram atualização lá, não estão comparecendo para votar aqui, nem fizeram justificativa", explica o diretor-geral.
Foto: Divulgação/TRE
Em Mato Grosso, o TRE alerta que nos municípios de Cuiabá e de Várzea Grande, quem ainda não fez a coleta de dados biométricos não terá o título cancelado e poderá votar normalmente nas eleições deste ano. Nesses dois municípios, no dia do pleito será utilizado o sistema de votação híbrida, ou seja, os eleitores que já tenham feito a biometria, serão identificados pelas digitais, enquanto que os demais serão identificados de forma usual.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/