Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

Ciclista aventureiro quer atravessar a Rodovia Transamazônica de bicicleta

Ciclista aventureiro quer atravessar a Rodovia Transamazônica de bicicleta
Reza Pakravan já atravessou o deserto do Saara e áreas gélidas do Ártico usando apenas uma bicicleta. Agora, o ciclista aventureiro quer atravessar a Rodovia Transamazônica. A odisseia será documentada pela jornalista Pip Stewart, que acompanhará Pakravan do começo ao fim da viagem.
Primeira dia de viagem saindo de Belém. Foto: Divulgação/Reza Pakravan

O trajeto compreende a Amazônia, desde o Oceano Atlântico até o Pacífico, cruzando o Brasil e o Peru. A viagem vai levá-los a regiões remotas onde vão conviver com povos tradicionais da região, cujas vidas estão sob ameaça por vários crimes ambientais.

Os dois chegaram em Belém, no Pará, na última terça-feira (13) e atualmente eles estão na cidade de Tucuruí. No diário de viagem disponível nas redes sociais, constam passagens por comunidades indígenas, feiras de artigos regionais e instituições que trabalham na Amazônia. Uma das primeiras paradas aconteceu no Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), onde entrevistaram o pesquisador Carlos Souza sobre a questões climáticas. Além das imagens da paisagem local e a experiência de Pakravan e Pip, o filme terá conversas com as autoridades locais sobre os problemas que a região enfrenta.

Viajante
Comprando redes em feira no Pará. Foto: Divulgação/Reza Pakravan
Pakravan foi jogador profissional de basquete durante 15 anos. Após deixar as quadras ele resolveu investir em novos caminhos que o levaram a se aventurar por grandes percursos de bicicleta. Desde então, já viajou por locais inóspitos e pouco conhecidos, da Patagônia e ao Saara. Além disso, fez circuitos nas Montanhas do Himalaia e na cadeia do Atlas, no norte da África. Em 2012 ele foi escolhido pela revista Men’s Fitness como um 20 viajantes mais experientes do mundo.

Veja mais notícias sobre Variedades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/