Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 26 Novembro 2020

Casa da Cultura de Canaã promove espetáculos virtuais e gratuitos com artistas paraenses

Foto: Divulgação

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás preparou dois eventos gratuitos para quem aprecia a cultura regional, sendo um musical e outro de palhaçaria. O primeiro deles ocorrerá nesta quinta-feira,  (1) de outubro, às 20h, com a participação do Conjunto Caruana que representa o que se chama hoje de "carimbó urbano".  A gravação dos shows será transmitida via WhatsApp.

Surgido nas rodas de carimbó das ruas de Belém, o grupo reunirá composições inspiradas em ritmos regionais como carimbó, lundu, banguê, boi e ciranda, com letras que retratam a sabedoria ancestral, a espiritualidade e a cultura do povo nativo da Amazônia. Além das músicas já lançadas nas plataformas de streaming, o show contará com canções inéditas que estão em processo de produção para a gravação de um álbum em 2021.

Corredor de Exposição / Foto: Divulgação

A segunda atração se apresentará no dia 29 de outubro, às 20h, quando o riso correrá solto. É que o show dessa vez é com uma companhia de palhaços do Pará, a Trupe de Bubuia, que completa 11 anos em 2020 e é formada por profissionais que possuem vasta experiência em suas áreas de trabalho e compreendem a arte como parte fundamental do desenvolvimento humano.

Para participar desses espetáculos online e gratuitos, basta enviar mensagem para os telefones (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451. A gravação dos shows será transmitida via WhatsApp.

Casa da Cultura de Canaã

O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.

Instituto Cultural e Chamada Vale de Patrocínios

O Instituto Cultural foi lançado pela Vale no último dia 22 de setembro. A Iniciativa vem valorizar e criar oportunidades de acesso à produção cultural como meio de transformação social. O Instituto nasce simultaneamente à 1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais, com edital de R$ 20 milhões. O edital inédito busca projetos que valorizam os patrimônios e identidades brasileiras, ao mesmo tempo em que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nos locais onde são realizados. Partindo do conceito de que onde existe a cultura existe transformação, serão aceitos projetos de proponentes de todo o país dentro da diversidade de manifestações culturais brasileiras. As inscrições vão até o dia 14 de outubro e devem ser feitas no site do Instituto. Acesse a página na internet: http://institutoculturalvale.org e saiba mais. 

Veja mais notícias sobre CulturaEducaçãoNotíciasPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/