Bumbás do Amazonas recebem certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a entrega do certificado é parte da cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, considerada a maior honraria pública da cultura, entregue a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. A cerimônia será no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (28).

A escolha dos premiados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Este ano, 35 personalidades e instituições brasileiras que se destacaram no cenário cultural do país ao longo dos anos serão reconhecidas. 

Foto: Divulgação/Iphan

A brincadeira de Boi se manifesta de modo diferente em casa região do país. Na Amazônia, as apresentações ocorrem geralmente durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Eles se dividem em Boi de Terreiro, Boi de Rua e Boi de Arena.

O Boi de Terreiro apresenta o tema de morte e ressurreição do animal e tem semelhanças com o Boi de Rua, realizado em locais públicos, em interação com as pessoas que oferecem ao dono do Boi e aos brincantes algum tipo de agrado.

E tem ainda o Boi de Arena. Os mais famosos são o Garantido e o Caprichoso, da cidade de Parintins, no Amazonas.

A competição entre os dois bois ocorre no Festival Folclórico de Parintins, que completou 53 anos em 2018.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade