Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Bumbás do Amazonas recebem certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

Bumbás do Amazonas recebem certificado de Patrimônio Cultural do Brasil
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a entrega do certificado é parte da cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, considerada a maior honraria pública da cultura, entregue a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. A cerimônia será no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (28).

A escolha dos premiados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Este ano, 35 personalidades e instituições brasileiras que se destacaram no cenário cultural do país ao longo dos anos serão reconhecidas. 
Foto: Divulgação/Iphan
A brincadeira de Boi se manifesta de modo diferente em casa região do país. Na Amazônia, as apresentações ocorrem geralmente durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Eles se dividem em Boi de Terreiro, Boi de Rua e Boi de Arena.

O Boi de Terreiro apresenta o tema de morte e ressurreição do animal e tem semelhanças com o Boi de Rua, realizado em locais públicos, em interação com as pessoas que oferecem ao dono do Boi e aos brincantes algum tipo de agrado.

E tem ainda o Boi de Arena. Os mais famosos são o Garantido e o Caprichoso, da cidade de Parintins, no Amazonas.

A competição entre os dois bois ocorre no Festival Folclórico de Parintins, que completou 53 anos em 2018.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/