Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 15 Agosto 2020

Bailarino Carlos Fontinelle se apresenta em Manaus

Bailarino Carlos Fontinelle se apresenta em Manaus

No próximo dia 8 de setembro, acontece a abertura do 7º Festival Amazonas de Dança, no Teatro Amazonas e o evento marca a volta de um filho ilustre a Manaus. Carlos Fontinelle que deu seus primeiros passos de dança e estudou teatro no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, ganhou o mundo e agora retorna à terra como bailarino e coreógrafo consagrado.

A trajetória de Fontinelle nos palcos de dança é contada pelo próprio. "Comecei no Cláudio Santoro fazendo teatro e dança, e me apaixonei por essas artes. Eu tinha 17 anos e vi que era aquilo que queria fazer pelo resto da vida", contou o coreógrafo ao Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, onde vive há 20 anos. "No Rio de Janeiro continuei me aperfeiçoando até ser escolhido bailarino do programa 'Gente Inocente', da TV Globo, que ficou no ar entre 2000 e 2002", lembrou. E na emissora ele continua até hoje agora como coreógrafo assistente no quadro 'Show dos Famosos', no Domingão do Faustão.

Foto: Divulgação/Vivá Companhia de Dança

E Fontinelle não para nunca. Além da TV ele atua em peças teatrais e musicais. "Também participo das coreografias de escolas de samba cariocas e integrei a equipe coreográfica do encerramento da Copa do Mundo de 2014 e da abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Costumo dizer que pra conquistar seus sonhos, você precisa ter força de vontade e querer crescer. Tudo o que foquei, consegui", ensinou.


Em 2012 Carlos fundou a própria companhia de dança, a Vivá Companhia de Dança. Vivá, palavra tupi, significa forte como a natureza, desde então contemplada com editais públicos, como o Edital Novos Coreógrafos da Cidade do Rio de Janeiro, que proporcionou financiamento para a realização do espetáculo 'Flores'.

A Companhia apresenta uma identidade concisa criando novos conceitos de movimento e estética, se destacando pela criatividade e diversidade de seu repertório. Circula no cenário da dança/teatro com espetáculos, intervenções artísticas urbanas e projetos que fomentam a formação de público interessado em consumir dança. "Somos onze bailarinos na companhia e, às vezes, além da coreografia, eu também participo dançando", contou. No ano passado Fontinelle recebeu a Menção Honrosa no 11º Prêmio Zilka Salaberry, pela qualidade de trabalho em teatro e dança, com o espetáculo 'Pé de Cachimbo'.


Orgulho de ser amazonense 


Agora, pela primeira vez, depois de 20 anos no Rio, Carlos Fontinelle volta a Manaus para um espetáculo. "Engraçado. Nesse tempo todo, desde que eu fui para o Rio, sempre voltei a Manaus para passear e visitar meus familiares, mas nunca profissionalmente. E agora volto para participar como convidado de um festival importante como o Festival Amazonas de Dança. Estou muito feliz em voltar dessa forma, trazido pela Secretaria de Cultura. Eu nunca neguei que sou daqui. Eu sinto orgulho de ser amazonense", disse. No Festival, a Vivá fará a abertura do evento com o espetáculo de dança contemporânea e música ao vivo 'Sobre as Ondas do Mar' sob a direção e com coreografia de Carlos. Inspirado em obras de Dorival Caymi, 'Sobre as Ondas do Mar' reflete a vida do homem pescador, seus sentimentos e a maneira com que se relaciona com o mar. Thiago Garcia virá como músico convidado.

'Sobre as ondas do mar' é uma homenagem ao artista baiano. Revela-se sobre o palco uma estética debruçada na poética do mar, o movimento das águas e a vida de quem trabalha com a pesca. O espetáculo reflete a vida por entre as imagens e questões do pescador, acerca de seu ofício. "Será um mergulho num mar de dança, música e poesia", completou. O espetáculo tem a duração de 50 minutos. A agenda do Festival se completa com a programação acadêmica, trazendo oficinas gratuitas, voltadas para profissionais e estudantes de dança.

O festival 

O Festival Amazonas de Dança é uma realização do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da AADC (Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural), em parceria com o Fórum de Dança do Amazonas. O evento visa contribuir para a formação, o intercâmbio e o aprimoramento técnico e artístico dos participantes.

Veja mais notícias sobre Variedades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 15 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection