Autor boliviano lança livro em festival de cinema no Acre

Pela primeira vez, o Festival Pachamama traz em sua programação lançamentos de livros voltados a assuntos sobre o audiovisual. Nesta terça-feira, (22), em um evento na Livraria Paim, em Rio Branco, o autor boliviano Sebastian Morales lançou o livro ‘Una Estetica Del Encierro: Acerca de Una Perspectiva Del Cine Boliviano’.

Com o intuito de fazer um panorama sobre o cinema boliviano, a obra propõe uma compreensão distinta da cinematografia do local, além de mostrar relações entre diferentes filmes, seus movimentos de câmeras, montagem, enquadramentos e cores, entre outros. Para isso, foi realizada uma análise plano por plano de cada produção apresentada no livro.

Escritor distribuiu autógrafos durante lançamento do livro. Foto: Divulgação
O escritor, que é também curador do Festival Pachamama desde 2011, conta que começou sua pesquisa há três anos, concluindo em março deste ano com o lançamento oficial da obra em La Paz.

“A obra fala, principalmente, do cinema boliviano dos últimos 20 anos, além de analisar os filmes produzidos por lá. É meu primeiro livro, mas já trabalho escrevendo artigos há mais de 10 anos”, diz Sebastian.

Destaca, ainda, a felicidade de lançar o exemplar no Acre, dentro do festival: “Para mim, é muito especial lançar esse livro aqui, pois parte do meu crescimento profissional foi participando do Pachamama. Esse momento mostra que podemos romper as fronteiras e que não existe problema em difundir essas culturas latinos-americanas dentro do cinema ou da literatura”.

Pesquisando sobre cinema
Sebastian Morales dedica suas indagações ao estudo e análise do cinema boliviano. É licenciado em Filosofia pela Universidad Mayor de San Andrés e tem pós-graduação em Educação Superior pela Universidad Católica. É crítico de cinema na revista digital Cinemascine.net e também curador do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira.

Foi ministrante de oficinas de crítica de cinema em diferentes locais, além de ter sido fundador do cineclube Mirada de Ulises. Também fez várias pesquisas sobre o cinema boliviano e estética para a Fundação Simón I Patiño e para a Associação de Estudos Bolivianos.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade